Atividades investigativas sobre energia termoelétrica no sexto ano do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8943

Resumen

Ensino por investigação se destaca pelo protagonismo dos estudantes na resolução de problemas, promove a autonomia intelectual, a criticidade e o conhecimento científico. Por meio da reflexão e discussão com os colegas, o aluno é instigado a relacionar os conceitos estabelecidos ao seu cotidiano e ao fazer científico. As transformações de energia são processos químicos, físicos e biológicos que podem ser  abordados de forma interdisciplinar, e permitem uma gama de enfoques de acordo com a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos, com o conteúdo pedagógico em questão e com o interesse da turma. A partir disso, o presente estudo expõe atividades pautadas no Ensino por investigação, implementadas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental com o tema energia termoelétrica. O estudo teve o objetivo de analisar de que forma as atividades implementadas atendem os alicerces do Ensino por investigação, entre eles: apropriação do problema pelos alunos, busca de informações em diferentes fontes e interação entre os alunos e entre alunos e o professor. Como resultados, a apropriação do problema foi verificada através da participação ativa dos alunos nas atividades, isto é, através da elaboração de hipóteses, discussões e reflexões sobre o problema. Durante as atividades, os alunos consultaram diferentes fontes de informações, como: textos e vídeos, indicados pela professora; livros e sites online, explorados pelos próprios estudantes. Por meio desse processo, reconheceram a importância da pesquisa em diferentes fontes. Além disso, a comunicação entre os envolvidos esteve presente em todas as etapas. Portanto, a partir da análise das transcrições das aulas e da produção dos alunos, observou-se que as atividades realizadas atendem aos critérios propostos.

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Biografía del autor/a

Maria da Graça Moraes Braga Martin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Curso de Química pela Universidade Federal do Paraná (1996), Especialização em Química Inorgânica pela UNICAMP(2002) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFPR (2011), área de concentração: Química Inorgânica. Tem experiência em pesquisa na área de Química de Coordenação e de Organometálicos e experiência na área de pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e de Química. Atuou no Ensino Médio e atualmente atua no Ensino Superior como professora na área de Educação em Química, no Departamento de Química, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) e no Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PPGQ) da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC-Joinville. 

Publicado

2024-08-20