Adoecimento docente: um estudo com professoras de uma rede municipal de educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8879Resumo
Este estudo tem como objetivo entender quais os fatores que levaram professoras da Rede Municipal do interior de Minas Gerais a se afastarem das salas de aula e se submeterem à situação de ajuste funcional. Foram realizadas entrevistas com 12 professoras em situação de ajuste nas escolas públicas municipais. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e como ferramenta de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados, foi realizada a análise e interpretação das informações. Ao término da realização da pesquisa, foi possível constatar que nessas professoras entrevistadas havia a presença de adoecimento tanto físico quanto mental. Calos nas cordas vocais foi um dos casos mais citados pelas docentes. Constatou-se que a carga horária contribui para o desgaste dessas profissionais. Conclui-se, a partir das análises, que as docentes precisam sentir-se mais seguras emocionalmente para exercer sua profissão e serem mais valorizadas. Portanto, ressalta-se a necessidade de olhar para as condições de trabalho do (a) professor (a), para o seu bem-estar e para a sua saúde, e não somente para os resultados de sua ação profissional.