O pensamento educacional de Anísio Teixeira: democracia e a escola
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8366Resumo
Este artigo, de abordagem qualitativo-exploratória, analisou a democracia, a escola e o sistema educacional com base nas leituras, discussões e estudos de e sobre Anísio Teixeira. O estudo apresentou Anísio Teixeira, vida e obra; o sistema educacional sob a visão de Anísio Teixeira, que nos apresentou um quadro da educação após a Constituição Brasileira de 1946 na obra Educação é um Direito (1968); e finaliza com uma análise sobre os fundamentos democráticos da educação contemporânea e o legado deixado por Anísio Teixeira. A análise evidenciou a atualidade do pensamento do autor, com base em seus fundamentos para uma educação democrática, visando autonomia, emancipação, unidade e possível estruturação de um sistema educacional, rompendo com os dualismos que marcaram e marcam nossa sociedade. Assim, contribui para a efetivação de uma educação democrática, capaz de formar agentes aptos de transformar a estrutura do sistema educacional, pensar nos moldes de educação predominantes e na conscientização da necessidade de uma educação de qualidade, não mais privilégio e garantida a todos os atores. Na contramão do que se vivenciou no contexto brasileiro dos últimos anos e que se dispõe a reconstitui-se neste atual contexto político.