A escola e o professor: formação e identidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8364Resumo
A identidade da escola moderna, que se desenvolveu a partir do século XVII, trouxe novas necessidades de formação para os professores. Estes passaram a trabalhar com situações complexas e precisaram se adaptar às diferentes situações que ocorriam na sala de aula. Ao longo dos séculos, muita coisa mudou na escola, mas este aspecto da formação dos professores continua presente. Este artigo discute a realidade da formação continuada dos professores como algo que acontece dentro da escola, especialmente no trabalho coletivo. O objetivo do artigo é discutir como a formação contínua do professor, que acontece dentro da escola, se desenvolve a partir da experiência que nela é realizada. O trabalho assume a posição de que a formação do professor depende, dentre outras coisas, da maneira como a escola organiza as experiências educativas. O papel da escola continua sendo essencialmente formativo, tanto do aluno quanto do professor. Conclui-se que a construção de espaços coletivos, onde os professores possam dialogar e intercambiar dificuldades e experiências é fundamental para que o professor, de quem são exigidas muitas habilidades, desenvolva a sua identidade junto com a escola.