O feedback e a ética na perspectiva da educação matemática inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7561Resumo
As articulações previstas no presente artigo partem da necessária contextualização entre feedback, ética e Direitos Humanos no contexto de inclusão, ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa perspectiva de currículo integrado e de educação inclusiva ampla. Nesse intuito, objetiva-se refletir sobre a importância do feedback no contexto escolar desse público. Embora seja necessário o recorte do componente curricular e do público-alvo, almeja-se que essa discussão possa subsidiar reflexões que contribuam não apenas para o ensino e a aprendizagem da matemática e a inclusão de estudantes com TEA, mas também no âmbito dos demais componentes curriculares e discentes que apresentem ou não Necessidades Educacionais Específicas. O texto configura-se como um artigo teórico do tipo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica e documental. Fundamenta-se numa perspectiva de avaliação formativa que pode ter no feedback possibilidades de indicar caminhos para que, dialogicamente, haja um processo de reflexão em prol de melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática numa perspectiva inclusiva.