O feedback e a ética na perspectiva da educação matemática inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7561

Resumen

As articulações previstas no presente artigo partem da necessária contextualização entre feedback, ética e Direitos Humanos no contexto de inclusão, ensino e aprendizagem da matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa perspectiva de currículo integrado e de educação inclusiva ampla. Nesse intuito, objetiva-se refletir sobre a importância do feedback no contexto escolar desse público. Embora seja necessário o recorte do componente curricular e do público-alvo, almeja-se que essa discussão possa subsidiar reflexões que contribuam não apenas para o ensino e a aprendizagem da matemática e a inclusão de estudantes com TEA, mas também no âmbito dos demais componentes curriculares e discentes que apresentem ou não Necessidades Educacionais Específicas. O texto configura-se como um artigo teórico do tipo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica e documental. Fundamenta-se numa perspectiva de avaliação formativa que pode ter no feedback possibilidades de indicar caminhos para que, dialogicamente, haja um processo de reflexão em prol de melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática numa perspectiva inclusiva.

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Biografía del autor/a

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Geraldo Eustaquio Moreira.

Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020). É Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências Naturais – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). Líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM". Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB.

 

 

Publicado

2024-08-20