Interação entre professor ouvinte e discente surdo: uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10513

Resumen

Resumo: Pessoas surdas usuárias da Libras em sala de aula, por vezes, interagem diretamente apenas com o intérprete de Libras, essa realidade é uma singularidade linguística que é desconhecida por grande parte da sociedade. Mas, como fica a relação aluno – professor? O presente trabalho se configura como parte do processo de uma pesquisa maior relacionada à tese de doutoramento da autora, e tem o objetivo de identificar a produção científica acerca das relações estabelecidas entre o professor ouvinte e o discente surdo na educação inclusiva. Para localizar as produções foram realizadas buscas booleanas no banco de teses e dissertações da Capes, em periódicos da área da educação inclusiva, na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scopus, estabelecida por palavras-chaves e operadores de busca. Como resultados, identificamos dois artigos que versam sobre as interações entre alguns dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos e nenhuma pesquisa específica que tratasse da interação entre professor e aluno surdo como objeto de pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática.

Palavras-chaves: Professor, Surdo, Relação, Revisão Sistemática da Literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayssa Feitoza Felix dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo PPGEC/UFRPE. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPE. Licenciada em Pedagogia e Letras-Libras. Tradutora e Intérprete de Libras na UFPE

Thiago Araujo da Silveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Doutor em Ensino das Ciências no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2025-12-03