Sistema Nacional de Avaliação no Ensino Superior (Sinaes): uma reflexão sobre o que dizem as produções científicas desenvolvidas no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10385

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo analisar as produções científicas que tratam das políticas de avaliação no ensino superior, mais precisamente as que contemplam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) como objeto de estudo. Metodologicamente, constitui-se como um estudo quali e quantitativo, por meio do qual foi realizada uma revisão bibliográfica em teses produzidas em âmbito nacional. A busca de dados, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ocorreu com a utilização do descritor “SINAES”. Os resultados apontaram a existência de 87 teses, sendo que, desse total, 39 publicadas entre 2013 e 2022, atenderam aos critérios de inclusão, que eram: (a) estar disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; (b) abordar a política de avaliação de ensino superior a partir da problematização do SINAES; e (c) ter sido produzida durante a vigência do SINAES, ou seja, após 2004. As conclusões apontaram que o SINAES é uma realidade já consolidada no Brasil. Enquanto política pública de avaliação, tem atravessado diversos governos (2004 a 2022), configurando-se como uma importante ferramenta para mensurar a qualidade da educação superior brasileira.

Palavras-chave: avaliação; ensino superior; qualidade.

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Publicado

2025-12-03