Ensino-aprendizagem em saúde: percepção de mundo e da consciência de si

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10368

Resumo

Resumo: Ações relacionadas com ensino-aprendizagem sempre se mostram desafiadoras, pois se espera o entendimento e a prática daquilo que está sendo ensinado. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo educativo entre educandos e educadores no âmbito de uma instituição religiosa. A pesquisa teve natureza interventiva e longitudinal, sendo a pesquisa-ação o referencial metodológico, a problematização e conscientização freiriana como aporte educativo. Os participantes foram educadores de um Clube de Desbravadores, e atendem o estrato de idade da adolescência. A pesquisa passou por uma fase exploratória, com o intuito de identificar os participantes e entender as problemáticas em sua realidade local, seguida por uma intervenção mediante oficinas educativas, para construir soluções passíveis de serem executadas e aplicadas. Quando questionados sobre diferentes aspectos relacionados à saúde de seus educandos, os mesmos mencionaram que as relações interpessoais interferem no desenvolvimento dos adolescentes. Foi aplicado um jogo educativo, com auxílio de um guia prático, o qual havia sido previamente construído. O mesmo se mostrou eficiente para auxiliar na resolução das problemáticas observadas na realidade. Os desbravadores expressaram que se sentiram acolhidos ao partilhar seus anseios e vivências, mostrando-se engajados em participar de cada atividade proposta pelo guia e o jogo educativo. Relataram compreender sua historicidade, além de identificar o que precisariam mudar para alcançar melhorias no seu desenvolvimento e, sobretudo, nas relações interpessoais. Nesse sentido, o uso de tecnologias educacionais proporciona um espaço de fala e escuta ativa, permitindo que educandos exponham suas vivências, entendam sua realidade e se tornem protagonistas de sua história, sendo incentivados a aplicar o conhecimento adquirido. Conclui-se que as tecnologias educacionais podem ser utilizadas em diversos espaços educacionais.

 Palavras-chave: Relação Interpessoal; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde.

 

Palavras-chave: Relação Interpessoal 1, Tecnologia Educacional 2, Educação em Saúde 3.

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Biografia do Autor

Ana Carolina da Silva Freire, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Enfermeira Bacharel formada pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Pós-Graduada Lato Sensu em Gestão em Qualidade em Serviços de Saúde e Hospitalar. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Douradina-MS.

Vivian Rahmeier Fietz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1987), mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, Fisiologia Humana e Dietoterapia. Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do estado nutricional de populações, consumo de alimentos, educação nutricional, saúde, crianças, adolescentes e dados antropométricos. Inserida como docente permanente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES), linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Saúde.

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Publicado

2025-12-03