Ensino-aprendizagem em saúde: percepção de mundo e da consciência de si
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10368Resumo
Resumo: Ações relacionadas com ensino-aprendizagem sempre se mostram desafiadoras, pois se espera o entendimento e a prática daquilo que está sendo ensinado. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo educativo entre educandos e educadores no âmbito de uma instituição religiosa. A pesquisa teve natureza interventiva e longitudinal, sendo a pesquisa-ação o referencial metodológico, a problematização e conscientização freiriana como aporte educativo. Os participantes foram educadores de um Clube de Desbravadores, e atendem o estrato de idade da adolescência. A pesquisa passou por uma fase exploratória, com o intuito de identificar os participantes e entender as problemáticas em sua realidade local, seguida por uma intervenção mediante oficinas educativas, para construir soluções passíveis de serem executadas e aplicadas. Quando questionados sobre diferentes aspectos relacionados à saúde de seus educandos, os mesmos mencionaram que as relações interpessoais interferem no desenvolvimento dos adolescentes. Foi aplicado um jogo educativo, com auxílio de um guia prático, o qual havia sido previamente construído. O mesmo se mostrou eficiente para auxiliar na resolução das problemáticas observadas na realidade. Os desbravadores expressaram que se sentiram acolhidos ao partilhar seus anseios e vivências, mostrando-se engajados em participar de cada atividade proposta pelo guia e o jogo educativo. Relataram compreender sua historicidade, além de identificar o que precisariam mudar para alcançar melhorias no seu desenvolvimento e, sobretudo, nas relações interpessoais. Nesse sentido, o uso de tecnologias educacionais proporciona um espaço de fala e escuta ativa, permitindo que educandos exponham suas vivências, entendam sua realidade e se tornem protagonistas de sua história, sendo incentivados a aplicar o conhecimento adquirido. Conclui-se que as tecnologias educacionais podem ser utilizadas em diversos espaços educacionais.
Palavras-chave: Relação Interpessoal; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde.
Palavras-chave: Relação Interpessoal 1, Tecnologia Educacional 2, Educação em Saúde 3.