Produção criativa e aprendizagem: novas formas de ensinar em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10345

Resumo

O ensino e a avaliação de disciplinas em sala de aula é um processo desafiador tanto para os estudantes quanto para os docentes, pois necessita de interação e engajamento entre todos os envolvidos, de modo que possa haver não a transmissão, mas a produção conjunta de conhecimento. Logo, observa-se a necessidade de novas formas de praticar o ensino e a assistência em saúde, especialmente no campo da saúde mental. Este estudo objetiva relatar a experiência de estudantes do sexto período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, sobre a construção de produções criativas como um dos métodos avaliativos na disciplina de Saúde Mental I. Trata-se de um relato de experiência, em que a ação e as produções relatadas aconteceram durante o segundo semestre de 2023. As produções criativas foram categorizadas em três tipos, a saber: produção criativa através da escrita poética; produção criativa através da expressão manual; e produção criativa através da construção de jogos - dinâmica de interação. A utilização das produções criativas é tanto um processo de aprendizagem para lidar com o outro, como para conversar consigo, pois auxilia na formação de pares, no diálogo e na interação com os demais, além de despertar a percepção de como o corpo responde ao manuseio dos materiais e da criatividade. Por este ângulo, o pertencer também é explorado na troca entre os alunos através das diferentes expressões partilhadas, principalmente ao evidenciarem as realizações dos colegas. A capacidade de estar atento ao fator emocional dos indivíduos, produz atravessamentos que podem auxiliar na manutenção da saúde da pessoa e da coletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora Associada III da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Docente do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Email: elainecortez@id.uff.br. ORCID: 0000-0003-3912-9648.

Mariana de Oliveira Marques da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Ciência do Cuidado em Saúde pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.  Email: mariana_m@id.uff.br. ORCID: 0009-0004-2819-3155

Carolina Jabre Pereira, Universidade Federal Fluminense

Discente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.

Igor Alves Teixeira

Discente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Thainá Ferreira dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Discente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Luana Jessica Ferreira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Discente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-03