Produção criativa e aprendizagem: novas formas de ensinar em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10345Resumo
O ensino e a avaliação de disciplinas em sala de aula é um processo desafiador tanto para os estudantes quanto para os docentes, pois necessita de interação e engajamento entre todos os envolvidos, de modo que possa haver não a transmissão, mas a produção conjunta de conhecimento. Logo, observa-se a necessidade de novas formas de praticar o ensino e a assistência em saúde, especialmente no campo da saúde mental. Este estudo objetiva relatar a experiência de estudantes do sexto período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, sobre a construção de produções criativas como um dos métodos avaliativos na disciplina de Saúde Mental I. Trata-se de um relato de experiência, em que a ação e as produções relatadas aconteceram durante o segundo semestre de 2023. As produções criativas foram categorizadas em três tipos, a saber: produção criativa através da escrita poética; produção criativa através da expressão manual; e produção criativa através da construção de jogos - dinâmica de interação. A utilização das produções criativas é tanto um processo de aprendizagem para lidar com o outro, como para conversar consigo, pois auxilia na formação de pares, no diálogo e na interação com os demais, além de despertar a percepção de como o corpo responde ao manuseio dos materiais e da criatividade. Por este ângulo, o pertencer também é explorado na troca entre os alunos através das diferentes expressões partilhadas, principalmente ao evidenciarem as realizações dos colegas. A capacidade de estar atento ao fator emocional dos indivíduos, produz atravessamentos que podem auxiliar na manutenção da saúde da pessoa e da coletividade.