Teoria e Prática: uma análise das dissertações do PPGE/UERN com um olhar na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10338Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as práticas e ações de Educação Ambiental (EA) presentes nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGE/UERN), no período de 2016 a 2024, evidenciando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada em Gil (2002), com delineamento de estudo de caso, segundo Yin (2010), utilizando como técnica de análise a Análise Textual Discursiva (ATD), conforme Moraes e Galiazzi (2006). Foram analisadas 245 dissertações, das quais 11 atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos foram organizados em dois eixos: cinco abordando a EA como elemento formativo na educação acadêmica e seis destacando suas contribuições no ensino. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Layrargues e Lima (2014) e Loureiro (2011), que reconhecem a EA como campo transformador. Os resultados sinalizam que a temática ambiental apresenta uma dimensão importante para formação acadêmica, apesar desse tema ainda ser pouco discutido na academia, possivelmente por não ser uma disciplina e não estar integrado a um curso específico, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, contribuindo com a conscientização e socialização dessa temática no processo formativo. Em geral, todas as produções apresentam claramente seus objetivos voltados para o desenvolvimento da temática no processo de formação de cidadãos éticos e conscientes no combate à degradação ambiental, seja por meio de atividades práticas ou teóricas.
Palavras-chaves: Consciência ambiental, Práticas educativas, Desenvolvimento social.