Teoria e Prática: uma análise das dissertações do PPGE/UERN com um olhar na Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10338

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as práticas e ações de Educação Ambiental (EA) presentes nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGE/UERN), no período de 2016 a 2024, evidenciando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada em Gil (2002), com delineamento de estudo de caso, segundo Yin (2010), utilizando como técnica de análise a Análise Textual Discursiva (ATD), conforme Moraes e Galiazzi (2006). Foram analisadas 245 dissertações, das quais 11 atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos foram organizados em dois eixos: cinco abordando a EA como elemento formativo na educação acadêmica e seis destacando suas contribuições no ensino. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Layrargues e Lima (2014) e Loureiro (2011), que reconhecem a EA como campo transformador. Os resultados sinalizam que a temática ambiental apresenta uma dimensão importante para formação acadêmica, apesar desse tema ainda ser pouco discutido na academia, possivelmente por não ser uma disciplina e não estar integrado a um curso específico, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, contribuindo com a conscientização e socialização dessa temática no processo formativo. Em geral, todas as produções apresentam claramente seus objetivos voltados para o desenvolvimento da temática no processo de formação de cidadãos éticos e conscientes no combate à degradação ambiental, seja por meio de atividades práticas ou teóricas.

Palavras-chaves: Consciência ambiental, Práticas educativas, Desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino da Rede Norte-Nordeste [RENOEN], polo IFRN. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN/2024. Especialista em Docência na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO/2023. Graduado em Ciências - Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas UFAM/2021. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, do(a) Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Daiana da Silva Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel em Direito Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, FCTMC

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Downloads

Publicado

2025-08-29