A construção de um Produto Educacional para a formação de futuras(os) pedagogas(os): desafios de uma formadora de professoras(es) em formação

Autores/as

  • Sueli Ferreira dos Santos Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP) https://orcid.org/0000-0003-0395-4689

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10301

Resumen

Resumo: Nesse artigo, socializamos os movimentos decorrentes da vivência em um programa de Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática e da construção de um produto educacional direcionado a problematizar a temática da Alfabetização Científica na formação inicial de professores. Direcionado para as(os) docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia, o material construído advém de uma pesquisa de mapeamento dos projetos pedagógicos desses cursos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste. No decorrer da análise desses documentos identificamos alguns silenciamentos, entre os quais destacamos: (i) a escassez de espaços de discussão sobre a AC, (ii) distanciamento da realidade social dos estudantes sobre a prática científica e (iii) a ausência de sinalizações de práticas reflexivas sobre questões éticas e sociais relacionadas ao fazer científico no currículo do Ensino de Ciências. Esses fatores foram cruciais para a construção do que nomeamos como elementos potencializadores para o fomento da Alfabetização Científica.

Palavras-chaves: Alfabetização Científica, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Licenciatura em Pedagogia. Produto Educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sueli Ferreira dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

Publicado

2025-08-29