A construção de um Produto Educacional para a formação de futuras(os) pedagogas(os): desafios de uma formadora de professoras(es) em formação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10301Abstract
Resumo: Nesse artigo, socializamos os movimentos decorrentes da vivência em um programa de Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática e da construção de um produto educacional direcionado a problematizar a temática da Alfabetização Científica na formação inicial de professores. Direcionado para as(os) docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia, o material construído advém de uma pesquisa de mapeamento dos projetos pedagógicos desses cursos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste. No decorrer da análise desses documentos identificamos alguns silenciamentos, entre os quais destacamos: (i) a escassez de espaços de discussão sobre a AC, (ii) distanciamento da realidade social dos estudantes sobre a prática científica e (iii) a ausência de sinalizações de práticas reflexivas sobre questões éticas e sociais relacionadas ao fazer científico no currículo do Ensino de Ciências. Esses fatores foram cruciais para a construção do que nomeamos como elementos potencializadores para o fomento da Alfabetização Científica.
Palavras-chaves: Alfabetização Científica, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Licenciatura em Pedagogia. Produto Educacional.