Diagnóstico da oferta de disciplinas relacionadas a contabilidade pública aplicada a contabilidade nos cursos de pós-graduação stricto sensu

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10168

Resumo

Resumo: A matriz curricular proposta pela Federação Brasileira de Contabilidade (FBC) sugere a oferta das disciplinas “Finanças Públicas” e “Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP” nos cursos de graduação em ciências contábeis, como obrigatórias nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar a oferta de disciplinas relacionadas à CASP nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ciências Contábeis nas IES federais brasileiras. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com aplicação do métdo análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016). A amostra compreendeu 17 IES localizadas na Plataforma Sucupira, na Categoria Administração, Turismo e Ciências Contábeis, que ofertam Programas de Pós-Graduação (PPGs) em contabilidade em nível de mestrado e doutorado. Os resultados indicam que a maioria dos PPGs focam a linha de pesquisa em controladoria e contabilidade gerencial, e que a IES UnB é a única a ofertar linha de pesquisa em CASP. Quanto as disciplinas ofertadas pelos PPGs, 67% da amostra apresentam tópicos alinhados a CASP em suas ementas e planos de ensino. Aproximadamente 80% dos PPGs ofertam disciplinas com foco mercadológico. Identificou-se também, que as IES da região Sudeste, comparada as demais regiões brasileiras, se sobressai na oferta de PPGs em contabilidade, e que a região Norte não oferta nenhum Programa de Pós-Graduação. A oferta de mestrados, comparando regiões e Estados, é maior que a de doutorados. Em termos práticos, o estudo conclui que há um déficit de especialistas em CASP, o que compromete a formação de docentes e pesquisadores preparados para atender às demandas da gestão pública. As implicações sugerem a necessidade de políticas institucionais que promovam maior equilíbrio entre disciplinas voltadas ao mercado e ao setor público, incentivem a criação de linhas consolidadas de pesquisa em CASP e reduzam as disparidades regionais, fortalecendo a produção científica e a formação de profissionais qualificados.

Palavras-chave: Ensino. Contabilidade. Setor Público. Sricto Sensu.

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Biografia do Autor

Celma Duque Ferreira, UFG

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e University of Newcastle (UON), Austrália

Gilberto Crispim, UFG

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e University of Newcastle (UON), Austrália

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Publicado

2025-12-03