Integração da impressão 3D no ensino de ciências da natureza: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10112

Resumo

Resumo: A impressão 3D tem se configurado como uma das tecnologias mais promissoras nos últimos anos, em que é possível ser utilizada em diferentes áreas, como indústria, medicina, engenharia, entretenimento e Educação. Na Educação a impressão 3D apresenta diversas possibilidades para contribuir com a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, tais como a criação de material didático personalizado e a criação de protótipo para visualização de conceitos abstratos através de modelos tridimensionais. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura no Google Acadêmico no período de 2018 a 2023 para investigar e analisar trabalhos que utilizaram a impressão 3D como ferramenta de ensino no contexto das Ciências da natureza no Ensino Médio. Os resultados revelam que o uso da impressão 3D está concentrado em três focos: (i) como ferramenta para suprir a carência de material didático; (ii) como ferramenta para construção de material acessível para estudantes com deficiência e (iii) como recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as pesquisas apontam que o uso da impressão 3D pode agregar conhecimento aos estudantes, facilitando a aprendizagem de temas abstratos e de difícil visualização.

Palavras-chaves: Impressão 3D, Ciências da Natureza, Ensino médio, Revisão Sistemática.

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Biografia do Autor

Hávila Cristina dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante do curso de licenciatura em Química. Bolsista de iniciação científica pelo CNPq no projeto Universal. 

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Sou licenciado em Química pela UFPE (2005). Mestre e doutor em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Comecei a ser professor em 2002, atuando em projetos, escolas, cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010 fui morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química, na UAST/UFRPE. Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, sou professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Tenho interesse em muita coisa, incluindo Ensino de Química.

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Departamento de Química e professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE) e do Programa de Doutorado Acadêmico em Rede RENOEN - Rede Nordeste de Ensino. Atual membro do comitê executivo do IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2020 - 2024). Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o ensino de ciências, semiótica e relações entre memória, imaginação e aprendizagem. Editor da Revista Debates em Ensino de Química. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Aprendizagem de Conceitos Científicos (NUPACC) - registrado no diretório de grupos do CNPq.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Curso de Licenciatura em Química. Docente do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI). Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química. Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

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Publicado

2025-12-03