Integração da impressão 3D no ensino de ciências da natureza: uma revisão sistemática da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10112

Abstract

3D printing has emerged as one of the most promising technologies in recent years, which can be used in different areas, such as industry, medicine, engineering, entertainment, and education. In education, 3D printing presents several possibilities to contribute to facilitating the teaching and learning process. In this sense, the present article aims to carry out a systematic review of the literature on Google Scholar from 2018 to 2023 to investigate and analyze works that used 3D printing as a teaching tool in the context of Natural Sciences in high school. The results reveal that the use of 3D printing is concentrated in three areas: as a tool to overcome the lack of teaching material; as a tool for creating accessible material for students with disabilities; and as a resource for the teaching and learning process. Furthermore, research shows that the use of 3D printing can add knowledge to students, facilitating the learning of abstract topics that are difficult to visualize.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hávila Cristina dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante do curso de licenciatura em Química. Bolsista de iniciação científica pelo CNPq no projeto Universal. 

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Sou licenciado em Química pela UFPE (2005). Mestre e doutor em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Comecei a ser professor em 2002, atuando em projetos, escolas, cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010 fui morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química, na UAST/UFRPE. Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, sou professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Tenho interesse em muita coisa, incluindo Ensino de Química.

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Departamento de Química e professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE) e do Programa de Doutorado Acadêmico em Rede RENOEN - Rede Nordeste de Ensino. Atual membro do comitê executivo do IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2020 - 2024). Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o ensino de ciências, semiótica e relações entre memória, imaginação e aprendizagem. Editor da Revista Debates em Ensino de Química. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Aprendizagem de Conceitos Científicos (NUPACC) - registrado no diretório de grupos do CNPq.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Curso de Licenciatura em Química. Docente do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI). Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química. Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

Published

2025-12-03