Concepções de professores de ciências e matemática sobre aspectos do processo avaliativo.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.979Resumen
A avaliação no contexto escolar deveria ser uma prática diagnóstica, com finalidade de subsidiar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades das partes envolvidas. Entretanto, o que se vê na prática na maioria dos casos é aquela atividade direcionada apenas para a atribuição de notas aos alunos. Diante disto, o presente artigo objetivou analisar as concepções de professores de Ciências e Matemática de duas instituições públicas de Ensino Fundamental, sobre a prática avaliativa, bem como os critérios metodológicos utilizados pelos docentes para a verificação do processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar. Como método para obtenção de dados, utilizaram-se questionários semiestruturados, contendo perguntas de caráter objetivo e discursivo. As questões abordaram as seguintes temáticas: avaliação e exame; instrumentos avaliativos; concepção de erro; correção de questões; processo avaliativo; e a concepção do termo avaliação. Os resultados do estudo apontam que alguns professores, ainda, permanecem com percepções equivocadas no que concerne a real finalidade da avaliação para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente os da área de Ciências Exatas. Contudo, ao mesmo tempo em que há incoerência de alguns professores em relação ao termo avaliação, há também os que não só compreendem a finalidade do processo avaliativo, mas o praticam nas suas metodologias de ensino, buscando efetividade no processo educacional e possibilitando a construção e reconstrução a partir dos conhecimentos prévios de cada educando.
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Citas
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