O Saber-fazer na Formação de Professores para a Inclusão Escolar: um Levantamento Bibliográfico

Autores/as

  • Tamyris Proença Bonilha Garnica Universidade Estadual de Campinas.
  • Gabriela Castro Silva Cavalheiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
  • Elaine Mussi Hunzecher Quaglio Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus Presidente Prudente.
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.970

Resumen

Estudos que problematizam as dificuldades e os desafios atuais da escola pública brasileira têm apontado a formação docente como um dos aspectos emblemáticos na busca pela democratização e melhoria da educação. Nesse sentido, o presente artigo objetivou analisar em que medida a produção bibliográfica sobre a formação de professores, produzida a partir da implementação da Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, tem problematizado a questão do saber-fazer docente no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico em duas bases de dados: Periódicos da Capes e Scielo. Primeiramente, uma busca foi realizada por meio da combinação das palavras-chave "educação especial", "formação docente" , "formação de professores", "saber-fazer docente", "didática", "prática docente", "prática pedagógica", "práticas escolares inclusivas" e "práticas educacionais inclusivas". Em seguida, foram aplicados dois filtros sequenciais, encontrando-se dessa forma 31 artigos. Para discussão dos dados elaborou-se seis categorias: 1. Tipo de pesquisa e instrumentos de coleta de dados; 2. Lócus; 3. Ní­vel de ensino; 4. Participantes; 5. Público-alvo e 6. Foco da formação docente. Concluiu-se após a análise que apenas 10 deles realmente tratavam do saber-fazer docente; sendo que, de modo geral, não discutiam tal questão como objeto central de estudo; fato que aponta para a necessidade de ampliação do debate sobre o fazer docente para a construção de uma escola inclusiva.

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Biografía del autor/a

Tamyris Proença Bonilha Garnica, Universidade Estadual de Campinas.

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa "˜Diferenças e Subjetividades em Educação'.

Gabriela Castro Silva Cavalheiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, UNESP/Bauru-SP. Possui Mestrado em Matemática e Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo, USP/São Carlos-SP. É docente do quadro efetivo de servidores do Instituto Federal de São Paulo, IFSP/Araraquara-SP.

Elaine Mussi Hunzecher Quaglio, Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus Presidente Prudente.

Formada em ní­vel médio no curso Magistério no ano de 1990, Escola Estadual Christino Cabral. Graduada em Filosofia e Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Especialista em Planejamento Educacional e Docência para o Ensino Superior (ESAB); Mí­dias na Educação (USP) e Docência em Filosofia (UNESP). Atua principalmente nos seguintes temas: eugenia, discriminação, higienismo, educação e mí­dias, mobilidade e educação, gamificação, atendimento educacional especializado, pedagogia hospitalar e avaliação escolar. Cursa Mestrado em Educação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - UNESP - Campus Presidente Prudente - Professora da Rede Publica do Estado de São Paulo e do Centro Universitário Claretiano. Tutora Nead/UNESP.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Lí­der do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e membro do Observatório Nacional de Educação Especial, ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenadora do Curso de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP.

Citas

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Publicado

2016-11-17