METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DE INICIAÇÃO À PESQUISA

Autores/as

  • Diógenes Gewehr Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES.
  • Rogério José Schuck Centro Universitário UNIVATES.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.843

Resumen

O atual contexto educacional apresenta-se como um verdadeiro mosaico. Enquanto alguns professores utilizam estratégias tradicionais de ensino, altamente repetitivas; outros profissionais fazem uso de práticas pedagógicas, consideradas inovadoras, que têm sido nomeadas como metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Acreditando nesta segunda abordagem, este estudo busca problematizar as implicações do uso de estratégias norteadas por metodologias ativas na iniciação à pesquisa de alunos, especificamente discutindo a construção de projetos de pesquisa para Feiras de Ciências. Foi realizado seguindo abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola do interior do Rio Grande do Sul/Brasil, tendo como sujeitos de investigação dois professores de Ciências e duas turmas de alunos do Ensino Fundamental, sétimo e oitavo anos, dos quais, seis alunos eram Bolsistas de Iniciação Cientí­fica Júnior (BICJr). Professores e BICJr elaboraram portfólios reflexivos, os quais compõem os instrumentos de análise deste estudo. Este ocorreu entre novembro de 2014 e outubro de 2015. Os portfólios produzidos foram analisados segundo Análise Descritiva. Observou-se que os alunos mostraram-se empolgados com as estratégias pedagógicas inovadoras, tornando-se participativos e interessados, em comparação às aulas "normais" . Os alunos BICJr assumiram uma nova postura, principalmente no que se refere à capacidade de comunicação, expressando-se com mais facilidade, clareza e segurança. As duas turmas desenvolveram projetos de pesquisa para a Feira de Ciências, demonstrando conhecimento de metodologia cientí­fica. Para os professores, as estratégias pedagógicas norteadas por metodologias ativas foram as principais responsáveis pelas mudanças no perfil dos alunos, pois passaram a exercitar capacidade de reflexão, autonomia e senso crí­tico, o que antes era pouco observado. Destaca-se a importância da pesquisa e o incentivo desta como instrumento pedagógico, de modo que os alunos deem o primeiro passo para a iniciação cientí­fica, sendo isto grandemente facilitado pelo uso de estratégias pedagógicas norteadas por metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Diógenes Gewehr, Centro Universitário UNIVATES

Mestrando no Programa de Pós graduação em Ensino. Centro Universitário UNIVATES.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ciências: Ecologia. Professora dos Programas de Pós graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES.

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário UNIVATES

Professora dos Programas de Pós graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES.

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES.

Professora dos Programas de Pós graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES.

Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES.

Professor dos Programas de Pós graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES.

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Publicado

2016-06-09