Praxinoscópio e zootrópio: brinquedos ópticos na relação arte-ciência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2859Palabras clave:
Arte e Ciência. Praxinoscópio. Zootrópio. Ilusão de óptica. Fotografia. Ensino.Resumen
O artigo refere-se ao resultado de uma pesquisa envolvendo o uso de um praxinoscópio e zootrópio como objetos lúdicos na investigação da Óptica como tema potencial para a aproximação entre Arte – Ciência" . Para tanto foi fundamental estudar o princípio da percepção visual e da ilusão óptica, utilizando-se da movimentação de quadros estáticos (frame by frame). A reconstrução destes instrumentos ancorou-se nas oficinas de um Projeto de Extensão intitulado "Técnicas de Representação da Imagem: Do Renascimento à Fotografia" , dividida em duas oficinas especificas "Zootrópio: uma arte vista entre frestas luminosas" e "Praxinoscópio: o reflexo fragmentado da animação" . Os dados obtidos na pesquisa foram analisados em suas modalidades qualitativa e descritiva, tendo como fonte direta as informações mais próximas do ambiente escolar natural. Na fundamentação da pesquisa destacaram-se alguns teóricos, que abordaram fenômenos físicos presentes na vida cotidiana.
Descargas
Citas
A BRIEF HISTORY OF PHOTOGRAPHY "Olhos curiosos". Eastman Kodak, Câmera 1888 Yon Ankersmit, 2008. Disponível em:
ANIMAÇíO S.A. O espetáculo "Fantasmagorie" de Etienne Gaspard Robert. 2015. Disponível em: < http://animacaosa.blogspot.com.br/2015/03/historia-do-cinema-de-animacao-os_15.html.> Acesso em 20 abr. 2017.
ARELLANO. Nelson. Câmara da Daguerreotipo. Susse Frére Daguerreotype câmera, 2010. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Susse_Fr%C3%A9re_Daguerreotype_camera_1839.jpg > Acesso em 1 maio 2017.
ARNHEIM, Rudolf. Art and visual perception: a psychology of the creative eye. University of California Press, 1956.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução í teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRIGGS. Asa; BURKE. Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg í internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
BURNS, Paul. The history of the discovery of cinematography. 2010. Disponível em: <http://precinemahistory.net/author.htm> Acesso em: 10/02/2017.
CORREIA, Camille. Primeiros aparelhos de captação da imagem: praxinoscópio. 2009. Disponível em: <http://proferutecontabilidade2009.pbworks.com/f/1247436865/praxinoscopio.jpg> Acesso em 12 out. 2016.
DEMO, Pedro. A educação cientifica. Técnico Senac, v. 36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 jan. 2017.
______. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2010.
______. Educação & conhecimento: relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2001.
EUZÉBIO, Maria. Animação Fenaquistoscópio, 2012. Disponível em: <https://mariaeusebio12av1.wordpress.com/historia/brinquedos-opticos/fenaquistoscopio>. Acesso em 12 out. 2016.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2008.
______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FOGLIANO, Fernando. A experiência estética: consciência, linguagem e narrativa. Instituto de Arte da Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Arte. Edição 1, Brasília, DF, 2012. Disponível em: < https://www.medialab.ufg.br/art/wp-content/uploads > Acesso em 10 abr. 2017.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
KOSSOY. Boris. Fotografia & história. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
LUCENA JR.; Alberto B. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: SENAC, 2005.
MAGALHíES, Marcos. Técnicas de animação para professores e alunos. Rio de Janeiro: Ideia, 2015.
NOGUEIRA, Sérgio. Lanterna mágica. Imagem-a-imagem. Apoio didático para a imagem em movimento na escola, 2008. Disponível em: <http://imagem-a-imagem.blogspot.com.br/2008/02/histria-lanterna-mgica.html > Acesso em 6 nov. 2016.
PARANí. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Ciências. Curitiba, 2008.
______. ______. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Arte. Curitiba, 2008.
PERELMAN, Yakov. Física Recreativa. 1936. Disponível em: <http://187.216.127.158:8383/greenstone3/sites/localsite/collect/ciencia1/index/assoc/HASH012f.dir/22120010.pdf > Acesso em 28 nov. 2016.
SANTAELLA, Lucia. A relevância da arte-ciência na contemporaneidade. Brasília, p. 103, 2012. Disponível em: <https://www.medialab.ufg.br/art/wp-content/uploads> Acesso em: 1 mar. 2017.
SERÉ, M. G. O papel da experimentação no ensino da Física. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 30-42, abr. 2003.
TAUMATROPO. História do pré-cinema. Brinquedos ópticos. Desenho Industrial (UFES/2009). Disponível em: <https://precinema.wordpress.com/2009/10/28/brinquedos-opticos>. Acesso em 12 out. 2106.
ZOETRÓPIO, W. E. Lincoln. Toy. 1867. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?url=patentimages.storage.googleapis.com/pdfs/US64117.pdf.> Acesso em 5 maio 2017.