Revisão sistemática de literatura acerca da experimentação virtual no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2381Palabras clave:
Experimentos Virtuais, Possibilidades didáticas, Ensino de FísicaResumen
Esta investigação analisou, a partir de uma revisão sistemática de literatura, pesquisas com foco no uso de experimentos virtuais no ensino de Física. Baseou-se num inventário de estudos publicados entre 2005 e 2015 que considerou: teses e dissertações defendidas, oriundas dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Ensino, reconhecidos pela Capes; artigos publicados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; e artigos publicados em revistas qualis com foco no ensino de Ciências/Física avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. Constata-se que os experimentos virtuais permitem a visualização de conceitos abstratos; a redução do tempo necessário para a preparação, coleta de dados e execução dos experimentos; possibilitam repetir o mesmo experimento várias vezes; ampliar o número de sujeitos que podem manipular o experimento; realizar experimentos que não podem ser executados em laboratórios convencionais; manipular parâmetros físicos; garantir um feedback imediato; abordar um número maior de fenômenos num intervalo de tempo menor; comumente são interativos, flexíveis, reutilizáveis e interoperáveis; não há restrições de acesso no que diz respeito ao tempo e nem lugar; permitem o desenvolvimento de novas competências; evitam que o aparato experimental seja danificado por mau uso; e favorecem a realização de trabalhos colaborativos a distância, que dificilmente seriam possíveis fora do cenário da experimentação virtual.
Descargas
Citas
ARISTIZíBAL, D. et al. Uso de las NTIC para apoyar la enseñanza de la física básica para ingenieros: experiencia en la Universidad Nacional de Colombia sede Medellín. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 14., 2013, Medellín. Anais"¦ Medellín, 2013.
BEVILAQUA, D. V. et al. Elusões virtuais: sobre o uso de objetos de aprendizagem para a exploração de ilusões de ótica em um museu. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FíSICA, 12., 2010, íguas de Lindóia. Anais... íguas de Lindóia, 2010.
CALVO, I. et al. Laboratorios remotos y virtuales en enseñanzas técnicas y científicas. Ikastorratza e-Revista de didáctica, n. 3, 2008.
CARDOSO, S. O.; DICKMAN, A. G. Simulação computacional aliada í teoria da aprendizagem significativa: uma ferramenta para ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2 (Especial), p. 891-934, out. 2012.
DANTAS, C. S. et al. Ensinar e aprender Física com apoio de recursos digitais: enfoque na aprendizagem significativa. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, jan/jun. 2014.
DUSO, L. O uso de modelos no ensino de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDíTICA E PRíTICA DE ENSINO, 16., 2010, Campinas, Anais... Campinas: Unicamp, . p. 432-441, 2012.
FEHSENFELD, K. M.; FERRACIOLI, L. A definição de objetos e eventos na modelagem de fenômenos relacionados í cinética dos gases utilizando o ambiente de modelagem qualitativa modelab. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 18., 2013, Vitória. Anais... Vitória , 2009.
FERRACIOLI, L. et al. Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2 (Especial), p. 679-707, out. 2012.
FERREIRA, J. C. A produção de vídeos no ensino de ciências: o professor-autor e as tecnologias digitais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS TIC NA EDUCAÇíO, 3., 2014, Lisboa. Anais... Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, p. 742-747, 2014.
FERREIRA, J. C. Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios. Tese de Doutorado. Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. 2016.
FIGUEIRA, J. Easy java simulations: modelagem computacional para o ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino Física, v. 27, n. 4, 2005.
GARAGNANI, P. V. et al. Investigando o som em taças de cristal: uma experiência interdisciplinar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19, 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.
GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciência: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: Unijuí, 2008.
GOMES, T.; FERRACIOLI, L. A investigação da construção de modelos no estudo de um tópico de Física utilizando um ambiente de modelagem computacional qualitativo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 4, p. 453-461, 2006.
GOMES, T.; FERRACIOLI, L. A utilização da modelagem computacional qualitativa no estudo do sistema predador-presa. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 13, n. 3, p. 51-58, set./dez. 2005.
GONÇALVES, L. J. et al. Textos, animações e vídeos para o ensino-aprendizagem de Física térmica no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 1. n.1, p. 33-42, 2006.
GREIS, L. K. et al. Um simulador de fenômenos físicos para mundos virtuais. RELATEC - Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 10, n. 1, 2011.
HECKLER, V. et al. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007.
HEIDEMANN, L. A. et al. Ciclos de modelagem: uma proposta para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades exterimentais no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2 (Especial), p. 965-1007, out. 2012.
HOHENFELD, D. P. A natureza quântica da luz nos laboratórios didáticos convencionais e computacionais no ensino médio. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana. 2013
HUERTA, M.; PORTELA, J. M. Aplicación de los videojuegos serios con la metodología "flipped classroom" para las prácticas de laboratorio. Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 21, p 13-23, 2015.
JARDIM, M. I. et al. Medições de atributos de ondas em uma cuba por meio de um software. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FíSICA, 12., 2010, íguas de Lindóia. Anais... íguas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Física, 2010.
JIMÉNEZ-CASTILLO, G. et al. Desarrollo de un entorno personal de aprendizaje basado en un laboratorio remoto para el estudio de instrumentación electrónica. In. TICAI 2013-2014, , Universidade do Vigo: IEEE, Espanha, p. 91-100, 2014.
JING-SONG, W.; MU-FEI, X. Negative refraction in ferromagnetic materials under external magnetic field: a theoretical analysis. Chinese Physics B, v. 19, n. 5, 2010.
LONGHINI, M. D.; MENEZES, L. D. Objeto virtual de aprendizagem no ensino de Astronomia: algumas situações problemas propostas a partir do software Stellarium. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3: p. 433-448, dez. 2010.
LUCENA, G. L. et al. Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 2, 2013.
LUCERO, I. et al. Las TIC en la formación inicial docente de un profesorado de Física. In.: SILVA, J.; SALINAS, J. Innovando com TIC en la formación inicial docente: aspectos teóricos y casos concretos. Santiago de Chile: Enlaces, 2014. p. 99-116.
MACÊDO, J.A. et al. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1 (Especial), p. 562-613, set. 2012.
MAIA, L. da S.; FIREMAN, E. C. O problema do quicar da bola: um desafio de modelagem computacional para alunos de PIBIC-JR. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 18, 2013, Vitória. Anais... Vitória , 2009.
MELO, A. P. et al. Energydownnow: aprendendo física através de um jogo para controle de consumo elétrico. In: CONGRESSO DE INICIAÇíO CIENTíFICA DO IFRN: tecnologia e inovação no semiárido, 9., 2013, Natal. Anais"¦ Natal, 2013.
MIRANDA, M. S. et al. Objetos de aprendizagem no ensino de Física: usando simulações do Phet. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19., 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.
MONTEIRO, M. A. et al. Experimento controlado remotamente para o estudo da cinemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 20., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.
NIEVES, F. T. Simulador computarizado para promover el aprendizaje significativo de las leyes que rigen el comportamiento de los gases ideales. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 14., 2013, Medellín. Anais"¦ Medellín, 2013.
OLIVEIRA, R. R.; FERRACIOLI, L. O estudo do movimento retilíneo de três móveis a partir de uma atividade de modelagem computacional exploratória: uma aplicação no ensino médio a partir de módulos educacionais. In: ENCONTRO NACIONAL E PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, São Paulo. Anais"¦ São Paulo, 2011.
OURIQUE, P. A. et al. Fotografando estrelas com uma câmera digital. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, 2010.
PEREIRA, A. P. et al. Uma proposta para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio com o auxílio de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder: um exemplo sobre o estado de polarização do fóton. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19., 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.
PEREIRA, J. G.; COSTA, R. P. A importância dos experimentos virtuais para o ensino de ciências. In: SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , 4., 2011; JORNADA CIENTíFICA, 4., 2011, Bambui. Anais"¦ Bambui: IFMG - Campus Bambuí, 2011.
PINHEIRO, A. F.; et al. Software de simulação: um recurso facilitador no processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO (EDUCERE), 12., 2015, Curitiba, Anais... Curitiba, p. 2042-2057, 2015
PINHEIRO, A. G. et al. Experimentando a Física Moderna no ambiente virtual: o interferômetro de Michelson. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19., 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.
RAMOS, A.; et al. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17–36, 2014
REBELLO, A. P.; RAMOS, M. G. Estudo de circuitos elétricos básicos por meio de uma unidade de aprendizagem: percepções de alunos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais"¦ Florianópolis, 2009.
REIS, T. H. et al. Ensinando conceitos de Física com sensores de movimentos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTOS DIGITAL (SBGames), 13., 2014, Porto Alegre. Anais"¦ Porto Alegre, 2014.
RIBEIRO JUNIOR, L. A. et al. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões históricas e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, 2012.
RODRíGUEZ, L.M.; MAYARI, L. Diseño instruccional en simuladores de física. In.: SEMINARIO CONTENIDOS EDUCATIVOS DIGITALES Y COMUNIDADES DE APRENDIZAJE, 1., 2015, Ciudad de México. Anais... Ciudad de México, 2015.
SíNCHEZ, J. L.; ESPINOSA, M. P. La enseñanza y el aprendizaje de la física y el trabajo colaborativo con el uso de las TIC. RELATEC – Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 11, n. 1, p. 95-107, 2012.
SANTOS SOBRINHO, M. M.; BORGES, A. T. Aprendizagem sobre epidemias com simulações computacionais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.3, n. 1, jan./abr. 2010.
SANTOS, R. C. M.; SOUZA, A. R. Ensino e aprendizagem do pêndulo na Graduação de Física: uma abordagem baseada em experimentos virtuais e na teoria dos estilos de aprendizagem. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITíRIA, 7., 2012, Anais... Porto, Portugal. 2012.
SANTOS, R. C.; RAMOS, E. M. O ensino e aprendizagem do eletromagnetismo com a lousa digital interativa: novas possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 20, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo, 2013.
SANTOS, W. S. et al. Refração negativa: um estudo com geometria dinâmica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19., 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.
SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, dez., 2008.
SIEVERS JUNIOR, F. et al. Simulação do ambiente WebLab – um laboratório de acesso remoto educacional através de redes de Petri coloridas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 22., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju, 2011.
SILVA, I. P. O computador como ferramenta interativa e os objetos virtuais de aprendizagem na disciplina de Física numa escola pública. In.: ANADíO, B. P.; MERCADO, L. P.; MOURA, R. da S. Educação í distância: perspectivas, possibilidades e resultados. Maceió: Connead, 2009. p. 73-84.
SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. Levantamento de dados acerca do tema "experimentação mediada por interfaces digitais" (2005 - 2015). Paidéi@, v. 10, p. 1-25, 2018.
SILVA, J. A. et al. Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Linhas Críticas, v. 18, n. 35, 2012.
SILVA, T. Um jeito de fazer hipermídia para o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 864-890, 2012.
SIMÕES JUNIOR. F. et al. Física de plasma espacial utilizando simulação computacional de partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 2011.
VERBENO, C. H. A modelagem computacional no ensino de Física: um estudo exploratório sobre o oscilador harmônico simples. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado em Física. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
VERBENO, C. H. et al. Investigação sobre integração de um módulo educacional sobre o sistema massa mola utilizando o ambiente de modelagem computacional SQRLab. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19., 2011, Manaus. Anais... Manaus, 2011.
VERBENO, C. H. et al. Módulo educacional sobre conceitos de energia no Sistema massa-mola utilizando o ambiente de modelagem computacional semiquantitativa SQRLab. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FíSICA, 12., 2010, íguas de Lindóia. Anais... íguas de Lindóia, 2010.
XAVIER, B. et al. Applets en la enseñanza de la Física. Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 3, p. 463–472, 2003.