Investigações acerca de ações interdisciplinares na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1780Resumen
Este trabalho objetivou pesquisar a interdisciplinaridade na percepção e no cotidiano de professores na área de Ciências da Natureza, em uma escola estadual de Ensino Médio, Uruguaiana/RS, bem como verificar a contribuição de ações interdisciplinares no processo de ensino aprendizagem dos educandos nesta área do conhecimento. A pesquisa caracteriza-se por ser quali-quantitativa, como instrumento de coleta de dados utilizou-se pré e pós questionários com questões fechadas e abertas, e como proposta interdisciplinar foi explorado de maneira conceitual e prática o espectro da luz visível. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os professores não trabalham interdisciplinarmente, mas que almejam essa possibilidade. A proposta interdisciplinar desenvolvida superou a fragmentação de conteúdos, contribuindo favoravelmente na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse nas aulas e oportunizando a discussão e reflexão sobre o meio em que estão inseridos. Conclui-se assim, a importância da formação continuada, que forneça aporte aos professores, discuta a interdisciplinaridade e contribua em novas concepções sobre o tema. Aponta-se também ser essencial a busca de condições para desenvolve-la como perspectiva de articular diferentes disciplinas, instigando os educandos a ampliar suas potencialidades e ultrapassando o refletir fragmentado.
Descargas
Citas
AUGUSTO, T. G. S. Interdisciplinaridade: Concepções de professores da área ciência da natureza em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n2/09.pdf >. Acesso em: jun. 2017.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Brasil: Editora: Interamericana LTDA, 1980.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção do Conhecimento: Uma perspectiva cognitiva. Rio de Janeiro: Plátano, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da educação e Cultura. Parecer CNE/CEB n.º 15/98. 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb015_98.pdf>. Acesso em: abr. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: mai. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: mai. 2017.
BUCUSSI, A. A.; OSTERMANN, F. Projetos Curriculares Interdisciplinares e a Temática da Energia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 1(1), p. 01-13, 2006. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID14/pdf/2006_1_1_14.pdf>. Acesso em: mar. 2017.
DAMíSIO, A. E o cérebro criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 1992.
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. 2009 Disponível em: <http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/214670/mod_resource/content/1/Problemas%20e%20Problematizacao%20-%20Dem%C3%A9trio%20Delizoicov.pdf>. Acesso em: fev. 2017.
DEMO, P. Educação & conhecimento – relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2001.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10 ed. Campinas: Papirus, 143 p., 2002.
GALVíO, E. M. Memória Social e Transdisciplinaridade. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. 2009. Disponível em: <http://www.okara.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/10224>. Acesso em: mar. 2017.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.usp.br/revusp/article/view/76164>. Acesso em: mar. 2017.
GARCIA, J. A Interdisciplinaridade segundo os Pcns. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 17, n. 35, 2008. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/494>. Acesso em: mar. 2017.
HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das "Duas Culturas". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 7 Nº 2. 2007a. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2237/1636>. Acesso em: mar. 2017.
______________. O trabalho interdisciplinar a partir do tema Sociedade Sustentável: um desafio para a Física. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, São Luís, MA. 2007b. Disponível em: . Acesso em: abr. 2017.
IRIBARRY, I. N. Aproximações sobre a Transdisciplinaridade: Algumas Linhas Históricas, Fundamentos e Princípios Aplicados ao Trabalho de Equipe. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(3), p. 483-490. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n3/v16n3a07.pdf>. Acesso em: mar. 2017.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago. 220 p. 1976.
LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, dez. 2005. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ecurriculum>. Acesso em: mar. 2017.
LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos - metodológicos. Petrópolis – RJ: Vozes, 1994.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
____________. Os setes saberes necessários í educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
____________. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, M. A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. Ed.: Livraria da Física. 1ed., São Paulo, 2011.
NICOLESCU, B. Manifeste sur la transdisciplinarité. Bulletin interactif. Editions du Rocher du CIRET. Centre de Recherche et Etudes Transdisciplinarité, 10, 34-40. Mônaco. 1996. Disponível em: <http://ciret-transdisciplinarity.org/RocherHtm/lnicol.php>. Acesso em: mai. 2017.
RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais na formação inicial dos professores das Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio. Revista Investigações no ensino de Ciências, v. 12, n. 03, 2007. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/464/268>. Acesso em: mai. 2017.
ROCHA, W. K. S.; CARMO, E. M.; SANTOS, M. C. P. A Contribuição do estágio supervisionado para a formação profissional do professor de Ciências e Biologia. Revista Sociedade Brasileira Ensino de Biologia, n. 07, 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0606-1.pdf>. Acesso em: jun. 2017.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTOS, C. F.; NUNES, M. F. A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá - Revista Virtual. v. 2, n. 1, p. 14-23, jan./ jun. 2006. Disponível em: <http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2006v2n1/pdfs/MarinildesNunes2006v2n1.pdf>. Acesso em: jun. 2017.
SANTOS, J. A.; JUNIOR, L. P. C.; BEJARANO, N. R. R. Concepções de Interdisciplinaridade-Uma análise dos trabalhos publicados pela revista Química Nova na Escola. In: SILVA, J. L et al. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. 2012. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7143/4953>. Acesso em: mai. 2017.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & Cognição, vol. 13, 2008. Disponível em: <http://cienciasecognicao.tempsite.ws/revista/index.php/cec/article/view/687/464>. Acesso em: mai. 2017.
TEIXEIRA, L. N. et al. As possíveis alterações no estilo de vida e saúde de professores. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, Vol. 05, n. 02, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/876/869>. Acesso em: jun. 2017.