Tecnologia educacional para o cuidado com a saúde mental de professoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9926

Resumen

As crescentes demandas e exigências do ambiente escolar podem influenciar negativamente a saúde das professoras do ensino fundamental, levando à exaustão e ao desequilíbrio psicológico e emocional. Deste modo, o objetivo é descrever a construção de uma tecnologia educacional nos moldes de uma cartilha, desenvolvida no mestrado acadêmico em uma Universidade Federal no ano de 2021, com foco nas professoras fragilizadas emocional e psicologicamente. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, realizada em quatro escolas do ensino fundamental público da região metropolitana do RJ, tendo como participantes 24 professoras e utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Após a análise e discussão dos resultados, concluiu-se que as trabalhadoras se encontram em sofrimento psíquico. Deste modo, pretendeu-se contribuir com o bem-estar das professoras com a construção de uma cartilha em formato de História em Quadrinhos. O material foi criado pelas pesquisadoras com base nos resultados do estudo, validado pelas participantes e apresentado aos órgãos responsáveis como sugestão de implementação na rede de educação do município. Espera-se que a tecnologia educacional colabore com a valorização da saúde mental das trabalhadoras da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Ramos Lourenço, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Professora Associado IV do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense

Professora Associado III do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Yasmin Saba de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Publicado

2025-04-25