Tecnologias Digitais na Educação Básica: Análise das Percepções e Demandas de Formação Continuada dos Professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9854

Resumen

A pesquisa investigou a percepção e o uso de mídias e tecnologias digitais por professores de uma Escola de Educação Básica em Rio Rufino/SC, destacando o potencial transformador das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) na educação. A abordagem qualitativa, por meio de questionários, revelou que, apesar das tecnologias estarem presentes, há uma necessidade urgente de formação continuada para que os professores não só dominem o uso técnico, mas também desenvolvam metodologias pedagógicas inovadoras. Os docentes demonstraram interesse em colaborar no desenvolvimento de propostas formativas específicas que atendam às demandas por uma formação mais aprofundada em TDIC. Os resultados da pesquisa reforçam a importância de políticas públicas para promover inclusão digital e melhorar a infraestrutura tecnológica nas escolas, assegurando suporte contínuo e acesso igualitário às tecnologias. Esses achados contribuem para aprimorar as práticas pedagógicas e orientar o desenvolvimento de estratégias educativas mais inclusivas e conectadas com as necessidades contemporâneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dieisy Ghizoni Santos, Universidade do Planalto Catarinense - Unipac

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Integrante do grupo de pesquisa Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS da UNIPLAC e do Projeto de Pesquisa em Tecnologias e Inovação em Educação - coordenado pela Dra. Madalena Pereira da Silva. Atualmente é assistente de educação - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, na EEB Professor Djalma Bento de Rio Rufino-SC. Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). Graduada em Letras Português- Inglês EAD, pela Unicesumar, Lages- SC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Alexsandra Massaneiro Fernandes, Secretaria Municipal de Educação – Lages

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense,(UNIPLAC) 2020. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest (2009). Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Unifacvest (2011)Atualmente é professora de educação infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Lages(SMEL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5919-061X

Ligia Caróle Sales Paes, Secretaria Municipal de Educação – Lages

Mestra em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor didática da educação infantil da Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres, professor didática da educação infantil da Escola de Educação Básica General Pinto Sombra, professor educação e infância da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior e professor - CEIM NOSSA SENHORA DOS PRAZERES.

Publicado

2024-12-18