Formação continuada de professores: concepções e perspectivas teórico-epistemológicas de Pesquisas de Mestrado em Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9840

Resumen

O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem por objetivo identificar as concepções e perspectivas teórico-epistemológicas da formação continuada de professores apresentadas nas pesquisas desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT. Tendo como base o período temporal de 2014 a 2022, foram encontradas 14 (quatorze) dissertações que investigaram a formação de professores, e destas, 5 (cinco) tiveram como foco a formação continuada de professores. O percurso metodológico foi construído por meio da pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, fundamentado na abordagem qualitativa. A produção de dados deu-se a partir de visitas ao Repositório Institucional da UFT e ao site do Programa. A análise dos dados foi realizada por meio de fichas de leitura e quadros em formato word. Os resultados apontam para a relevância da formação continuada atribuída a novos significados, a exemplo da identificação das palavras aperfeiçoamento, subjetividade, autoformação, continuum e transformação, e entre as perspectivas teórico-epistemológicas estão a epistemologia da complexidade, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a criatividade, ampliando as possibilidades de ressignificar a formação continuada de professores sob o prisma de novos paradigmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Sena da Cunha Souza, Universidade Federal do Tocantins

Máster en Educación por la Universidad Federal de Tocantins. Es miembro del Grupo de Investigación de la Red Internacional de Escuelas Creativas-RIEC/TO. Graduada en Pedagogía por la UNEB y Pedagoga por el Instituto Federal de Bahia/IFBA, campus Barreiras/BA.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Postdoctorado y Doctorado en Educación. Es profesora del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) y del Programa EDUCANORTE/PGEDA, Polo Palmas (UFT). Es miembro de la Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC).

Publicado

2024-12-18