Formação continuada de professores: concepções e perspectivas teórico-epistemológicas de Pesquisas de Mestrado em Educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9840

Abstract

O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem por objetivo identificar as concepções e perspectivas teórico-epistemológicas da formação continuada de professores apresentadas nas pesquisas desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT. Tendo como base o período temporal de 2014 a 2022, foram encontradas 14 (quatorze) dissertações que investigaram a formação de professores, e destas, 5 (cinco) tiveram como foco a formação continuada de professores. O percurso metodológico foi construído por meio da pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, fundamentado na abordagem qualitativa. A produção de dados deu-se a partir de visitas ao Repositório Institucional da UFT e ao site do Programa. A análise dos dados foi realizada por meio de fichas de leitura e quadros em formato word. Os resultados apontam para a relevância da formação continuada atribuída a novos significados, a exemplo da identificação das palavras aperfeiçoamento, subjetividade, autoformação, continuum e transformação, e entre as perspectivas teórico-epistemológicas estão a epistemologia da complexidade, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a criatividade, ampliando as possibilidades de ressignificar a formação continuada de professores sob o prisma de novos paradigmas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciane Sena da Cunha Souza, Universidade Federal do Tocantins

Master in Education from the Federal University of Tocantins. She is a member of the International Network Research Group Investigating Creative Schools-RIEC/TO. Graduated in Pedagogy from UNEB and Pedagogue at the Federal Institute of Bahia/IFBA, Barreiras/BA campus.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Post-doctorate and PhD in Education. She is a professor in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Tocantins (UFT) and in the EDUCANORTE/PGEDA Program, Palmas pole (UFT). She is a member of the International Network of Creative Schools (RIEC).

Published

2024-12-18