Formação continuada de professores: concepções e perspectivas teórico-epistemológicas de Pesquisas de Mestrado em Educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9840Abstract
O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem por objetivo identificar as concepções e perspectivas teórico-epistemológicas da formação continuada de professores apresentadas nas pesquisas desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT. Tendo como base o período temporal de 2014 a 2022, foram encontradas 14 (quatorze) dissertações que investigaram a formação de professores, e destas, 5 (cinco) tiveram como foco a formação continuada de professores. O percurso metodológico foi construído por meio da pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, fundamentado na abordagem qualitativa. A produção de dados deu-se a partir de visitas ao Repositório Institucional da UFT e ao site do Programa. A análise dos dados foi realizada por meio de fichas de leitura e quadros em formato word. Os resultados apontam para a relevância da formação continuada atribuída a novos significados, a exemplo da identificação das palavras aperfeiçoamento, subjetividade, autoformação, continuum e transformação, e entre as perspectivas teórico-epistemológicas estão a epistemologia da complexidade, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a criatividade, ampliando as possibilidades de ressignificar a formação continuada de professores sob o prisma de novos paradigmas.