Formação continuada e bidocência como possibilidades de superação das lacunas formativas no ensino de Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9828

Resumen

Este trabajo es un estudio cualitativo que utilizó una investigación bibliográfica con el objetivo de verificar cómo los docentes licenciados en las áreas de Biología, Física y Química han afrontado los desafíos de la enseñanza de las Ciencias en los primeros años de la Educación Primaria. Para ello se utilizaron las plataformas Periódico CAPES y Google Scholar. Como resultados se presentan publicaciones que resaltaron la necesidad de formación continua, bitenseñanza y planificación conjunta entre docentes especialistas en el área y pedagogos. Como consideraciones finales, consideramos la necesidad de ampliar la oferta de cursos de formación continua que favorezcan el intercambio de conocimientos entre docentes y promover investigaciones con relatos de experiencias sobre biteducación en la enseñanza de las Ciencias, ambos con el objetivo de cubrir las brechas de necesidades en formación inicial del profesorado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia da Costa Kunt, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestra no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGBAN/UFRGS (2019). Especialista em MBA em Gestão Ambiental - IERGS (2012). Licenciada em Ciências Biológicas - UFRGS (2010). Licenciatura em Pedagogia - UNINTER (em andamento). Formação em Fundamentação em Pedagogia Waldorf (em andamento). Possui experiência na área de meio ambiente, com ênfase em educação ambiental, auditoria e fiscalização. Atualmente leciona como professora temporária no cargo de Professora Auxiliar de Atividades de Ciências na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Karina Silva Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil

Doutoranda em Educação pela UDESC com o projeto "A literatura contemporânea na formação de professores de língua portuguesa como ferramenta de trabalho sobre a diversidade humana e os preconceitos" sob orientação da Prof Dr Sônia Maria Martins de Melo, Bolsista FAPESC, Membro do Grupo de pesquisa EDUSEX da UDESC, Mestre em Ciências da Linguagem na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) , tendo como linha de pesquisa Linguagem e Cultura. Graduada em Pedagogia pela UDESC e Letras português/inglês pelo Centro Universitário São Camilo. Sou pós-graduada em educação inclusiva pela UDESC e língua portuguesa e suas literaturas (cursos de especialização Lato Sensu) pela Uniasselvi -Centro Universitário Leonardo Da Vinci . Professora efetiva pelo Estado de Santa Catarina.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte- CEFID e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação- FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física, Mestrado e Doutorado, em Ciência da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. É membro do Laboratório de Pesquisas em Práticas Pedagógicas da Educação Física- LAPRAPEF (UDESC/CEFID), do Núcleo de Pesquisas em Educação Física- NEPEF (UNESP/RC), do Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino- DOFPPEN (UNESP/RC) e Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante - Brasil (CRIFPE-Brasil) / Centro de Pesquisa Internacional sobre a Formação e a Profissão Docente - Brasil . Tem experiência no campo da formação de professores com ênfase nas políticas púbicas educacionais, estágios curriculares supervisionados e saberes docentes no âmbito da Educação Física e da Educação.

Publicado

2024-12-18