Formação Continuada de Professores na Educação Infantil: aspectos históricos e políticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9803

Resumen

Este artigo objetiva compreender os aspectos históricos e políticos para a formação continuada de professores na Educação Infantil brasileira. Para tanto, discutimos a finalidade da Educação e os contextos econômico e político da sociedade capitalista em sua fase informacional-digital, a fim de examinar as implicações para as políticas de Formação Continuada de Professores. A hipótese que orientou as análises considera que as políticas para a formação de professores da Educação Infantil no Brasil se organizam para atender às novas configurações econômicas para o mercado de trabalho. As análises mediadas consideram que a formação de professores deve favorecer estudos contínuos, avaliação e recondução da prática educativa, o que implica levar a discussão sobre a função da escola em uma perspectiva de emancipação humana. Em termos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, tendo como referência as análises amparadas no Materialismo Histórico-Dialético. Compreendemos que a Educação é um processo histórico e social dinâmico e marcado por contradições. Os resultados comprovam que a história da formação continuada para professores na Educação Infantil tem sido marcada por descontinuidades de políticas, pois elas evidenciam as decorrentes demandas pautadas por transformações econômicas e sociais. Diante das exigências postas pela mundialização do capital no processo produtivo, os Organismos Internacionais (OOS) recomendam que as políticas educacionais estejam atentas às novas configurações das relações econômicas e sociais, em geral, para a manutenção do sistema capitalista em sua fase informacional-digital e para a organização de uma formação para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Educação Infantil, Políticas Educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Gonçalves Felicio, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Doutoranda em Educação pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de História, Políticas e Práticas Pedagógicas, sob orientação da professora Dra. Jani Alves da Silva Moreira e coorientação da professora Dra. Maria Eunice França Volsi. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq), liderado pela Prof. Pós Dra. Jani Alves da Silva Moreira e Dra. Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil. Professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Atualmente desenvolve estudos nas linhas de pesquisa: Políticas para Valorização e Formação Continuada de professores; Políticas Educacionais e a Influência dos Organismos Internacionais; Escritos Clássicos Soviéticos; Educação Infantil e Intervenções Pedagógicas.

Lucilene Amarante, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Educação Básica pública de Sarandi/PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq (UEM). 

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, onde atua na Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas, orientando alunos no Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq (UEM).

Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), área de Políticas Públicas e Gestão Educacional e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), Linha de Pesquisa - História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Vice-líder e pesquisadora do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq (UEM).

Publicado

2024-12-18