Conectando pedagogias: as abordagens froebeliana e waldorf e seu diálogo com o pensamento complexo na interação criança e natureza
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9788Resumen
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a conexão entre criança e natureza na primeira infância a partir das teorias de Froebel, Steiner e Morin. Na infância, as crianças são impulsionadas por sua curiosidade e descobertas, investigar faz parte do seu cotidiano. As práticas educativas durante a educação infantil poderiam ser pensadas como um convite para que a criança se perceba e descubra o mundo ao seu redor, estimulando o desenvolvimento do seu pensamento complexo, nutrindo sua imaginação e criatividade na natureza. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, em que analisamos fontes primárias de Froebel, Steiner e Morin e fontes secundárias sobre a relação entre criança e natureza. Por meio desse estudo pode-se concluir que ao se relacionar com a natureza, a criança fortalece sua autoconfiança, desperta os sentidos, expressa sua imaginação e criatividade e desenvolve as habilidades motoras. A abordagem integral do ser humano proposta por Edgar Morin, aliada aos princípios de Froebel e Steiner, permite a constituição de um conhecimento que reconhece a criança como um ser inteiro e multidimensional.
Palavras-chave: Criança e Natureza; Educação Infantil; Pensamento Complexo.