A iniciação à docência de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental vinculados à Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9768Resumen
A iniciação à docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental representa um período desafiador, marcado por incertezas e aprendizados significativos. Este estudo explorou os desafios e as possibilidades formativas para professores nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, Santa Catarina. O objetivo geral foi investigar como ocorre a iniciação à docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental de professores da rede estadual de ensino pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, SC, e de que forma esse processo se relaciona com a formação inicial desses professores. Os objetivos específicos da pesquisa foram: identificar os desafios enfrentados pelos professores em início de carreira nos seus contextos escolares, especialmente durante o processo de iniciação à docência; e analisar como a formação inicial dos professores iniciantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental influencia suas práticas pedagógicas na sala de aula durante o processo de iniciação à docência. A investigação foi conduzida com uma abordagem qualitativa e de natureza interpretativa. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário online com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram uma desconexão entre a formação teórica e a prática docente, destacando desafios como a indisciplina dos alunos e a adaptação à dinâmica da sala de aula. Este estudo sugere a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática na formação inicial de professores para melhor prepará-los para os desafios reais da docência.