Alfabetização de surdos na Educação Básica: uma investigação das produções em periódicos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9758Resumen
Resumo: Este artigo se ocupa da inclusão escolar da comunidade surda, no que tange à alfabetização na Educação Básica. As minorias linguísticas têm um percurso marcado pela fragmentação, principalmente na constituição linguística. No caso da comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, deve ser ensinada como primeira língua, favorecendo a adoção das pedagogias visuais. Em face disso, analisamos as produções científicas publicadas em periódicos nacionais, evidenciando as abordagens, as metodologias e os desafios enfrentados na alfabetização de estudantes surdos. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, tipo exploratório e com a utilização da revisão bibliográfica como principal instrumento de coleta. Alcançamos 11 produções, delineadas em duas categorias analíticas: i) Abordagens Pedagógicas e Metodológicas; e ii) Desafios e Políticas Públicas. A partir dos resultados alcançados, reforçamos a importância da valorização da Libras e da busca pela construção de materiais pedagógicos, formação continuada dos docentes e abordagem bilíngue da Libras, fomentando uma apropriação mais contextualizada e crítica desta e da língua portuguesa escrita, sua segunda língua. Apesar de incipientes, os estudos localizados nos mostram uma realidade, em certa medida, conhecida pela maioria dos professores: o desconhecimento docente sobre a Libras, a necessidade de fortalecimento da formação inicial e continuada, e a baixa proficiência em Libras dos próprios alunos surdos, tradutores e intérpretes. Em vista disso, entendemos que as problematizações e as reflexões podem favorecer o compartilhamento de experiências e a luta pela implementação de políticas públicas educacionais mais inclusivas.
Palavras-chaves: Alfabetização de surdos, Ensino Bilíngue, Políticas Públicas Educacionais.