Alfabetização de surdos na Educação Básica: uma investigação das produções em periódicos nacionais

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9758

Resumen

Resumo: Este artigo se ocupa da inclusão escolar da comunidade surda, no que tange à alfabetização na Educação Básica. As minorias linguísticas têm um percurso marcado pela fragmentação, principalmente na constituição linguística. No caso da comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, deve ser ensinada como primeira língua, favorecendo a adoção das pedagogias visuais. Em face disso, analisamos as produções científicas publicadas em periódicos nacionais, evidenciando as abordagens, as metodologias e os desafios enfrentados na alfabetização de estudantes surdos. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, tipo exploratório e com a utilização da revisão bibliográfica como principal instrumento de coleta. Alcançamos 11 produções, delineadas em duas categorias analíticas: i) Abordagens Pedagógicas e Metodológicas; e ii) Desafios e Políticas Públicas. A partir dos resultados alcançados, reforçamos a importância da valorização da Libras e da busca pela construção de materiais pedagógicos, formação continuada dos docentes e abordagem bilíngue da Libras, fomentando uma apropriação mais contextualizada e crítica desta e da língua portuguesa escrita, sua segunda língua. Apesar de incipientes, os estudos localizados nos mostram uma realidade, em certa medida, conhecida pela maioria dos professores: o desconhecimento docente sobre a Libras, a necessidade de fortalecimento da formação inicial e continuada, e a baixa proficiência em Libras dos próprios alunos surdos, tradutores e intérpretes. Em vista disso, entendemos que as problematizações e as reflexões podem favorecer o compartilhamento de experiências e a luta pela implementação de políticas públicas educacionais mais inclusivas.

Palavras-chaves: Alfabetização de surdos, Ensino Bilíngue, Políticas Públicas Educacionais.

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Biografía del autor/a

Isabela Marinho Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Faculdade Campos Elíseos, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância, Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Batista de Minas Gerais, licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- campus Presidente Prudente) e licenciando Letras/Libras com ênfase em Português pela Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Desenvolve estudos sobre o ensino de função polinomial de primeiro grau para alunos surdos. Tem experiência em sala de aula como Professora de Matemática e como Tradutora e Intérprete de Libras Educacional para o ensino fundamental II, ensino médio, educação de jovens e adultos e cursos subsequentes. 

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Política, Planejamento e Avaliação Educacional. Professor Titular de Alfabetização e Letramento na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Docente nos cursos de graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação. Coordenador da Linha de Pesquisa Alfabetização e Políticas Curriculares no Laboratório e Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE/Udesc/CNPq). Editor-chefe da Revista Linhas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Udesc). Integrante da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF); do GT-10 Alfabetização, Leitura e Escrita da Associação Nacional de pesquisa e pós-graduação em Educação (ANPED) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Licenciado em Pedagogia, licenciado em Letras, especialista em Alfabetização, mestre em Educação e Cultura, doutor em Teologia com ênfase em Educação e Religião. Estágio pós-doutoral na Escola de Educação e Humanidades da PUC/PR. Experiência na docência e coordenação pedagógica da Educação Básica, atuando como professor de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Laguna/SC, professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Ensino de São José/SC, professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de São José/SC e na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, professor de Educação Especial na Fundação Catarinense de Educação Especial, professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino em São José/SC, orientador educacional na Rede Municipal de Ensino de Palhoça/SC e na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Experiência na gestão pública da Educação Básica. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis/SC, diretor de Unidade Educativa de Educação Básica e coordenador pedagógico de Alfabetização de Jovens e Adultos e Idosos na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Experiência profissional em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, atuando como coordenador de curso de Licenciatura em Pedagogia, chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, coordenador de estágio, diretor de ensino de graduação, coordenador de comissão setorial de avaliação institucional, coordenador de pós-graduação, coordenador do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão TEIA - Trabalho Integrado em Alfabetização e Formação Docente, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica e coordenador de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Atuou como assessor para elaboração de Planos Municipais de Educação, consultor de Propostas Curriculares de diversas regiões de Santa Catarina, no campo da Alfabetização, e consultor para elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos de unidades escolares da Grande Florianópolis/SC. Foi presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e Articulador do Fórum Catarinense de Alfabetização. Coordena e participa de projetos de pesquisa no Brasil e entre países da América Latina, África e Europa, com foco no Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita e as Interfaces com a Formação Docente, Políticas, Programas e Propostas Curriculares. Contato: lourivalfilho@mec.gov.br 

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutora em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio as práticas de letramento acadêmico e as relações de poder existentes. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atualmente trabalho com as demandas estabelecidas aos programas de Pós-Graduação, como as políticas de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores desses processos e Educação Bilíngue de Surdos (Português - LIBRAS). 

Publicado

2025-12-03