O Saber-fazer na Formação de Professores para a Inclusão Escolar: um Levantamento Bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.970Resumen
Estudos que problematizam as dificuldades e os desafios atuais da escola pública brasileira têm apontado a formação docente como um dos aspectos emblemáticos na busca pela democratização e melhoria da educação. Nesse sentido, o presente artigo objetivou analisar em que medida a produção bibliográfica sobre a formação de professores, produzida a partir da implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, tem problematizado a questão do saber-fazer docente no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico em duas bases de dados: Periódicos da Capes e Scielo. Primeiramente, uma busca foi realizada por meio da combinação das palavras-chave "educação especial", "formação docente" , "formação de professores", "saber-fazer docente", "didática", "prática docente", "prática pedagógica", "práticas escolares inclusivas" e "práticas educacionais inclusivas". Em seguida, foram aplicados dois filtros sequenciais, encontrando-se dessa forma 31 artigos. Para discussão dos dados elaborou-se seis categorias: 1. Tipo de pesquisa e instrumentos de coleta de dados; 2. Lócus; 3. Nível de ensino; 4. Participantes; 5. Público-alvo e 6. Foco da formação docente. Concluiu-se após a análise que apenas 10 deles realmente tratavam do saber-fazer docente; sendo que, de modo geral, não discutiam tal questão como objeto central de estudo; fato que aponta para a necessidade de ampliação do debate sobre o fazer docente para a construção de uma escola inclusiva.Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. – 35. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 454 p. – (Série textos básicos; n. 67).
_______. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 21 dez. 1999. Seção 1, p. 10. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1999/decreto-3298-20-dezembro-1999-367725-normaatualizada-pe.pdf>. Acesso em 15 fev. 2016.
_______. Ministério da Educação e Cultura. CNE/CEB Resolução nº 02 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: 2001.
_______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 45 p. – (Série legislação, n. 118).
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
_______. Parecer n. 17/2001. Sobre as diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001.
CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2004.
GIROTO, C. R. M.; CASTRO, R. M. de. A formação de professores para a educação inclusiva: alguns aspectos de um trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores da Educação Infantil. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 41, v. 24, p. 441-451, 2011.
GUASELLI, M. F. R. Formação de Professores para Educação Especial: Fronteiras entre a produção do ensino/pesquisa a prática na educação básica. Trabalho apresentado na IX ANPED Sul (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul), 2012.
JESUS, D.M.; BARRETO, M.A.S.C.; GONCALVES, A.F.S. A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - Educação Especial da Anped: desvelando pistas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, p. 77-92, ago./set. 2011.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, Dec. 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 jan. 2016.
MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, 2011.
MIRANDA, A. A. B. A prática pedagógica do professor de alunos com deficiência mental. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, 2003.
MIRANDA, Teresinha Guimarães; GALVíO FILHO, Teófilo Alves (org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
MONTEIRO, A. P. H.; MANZINI, E. J. Mudanças de concepções de professores do ensino fundamental que receberam alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 1, p. 35-52, jan./abr. 2008.
PIMENTA, S.G. Formação de Professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.2, p. 72-89, jul/dez 1996. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579>. Acesso em: 28 jan. 2016.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, L. C.; RODRIGUES, M. M. Políticas públicas e formação de professores: vozes e vieses na Educação Inclusiva. In: DECHICHI, C.; SILVA, L. C.; FERREIRA, J. M. (Org.). Educação Especial e Inclusão Educacional: formação profissional e experiências em diferentes contextos. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.
SILVEIRA, K. A.; ENUMO, S. R. F.; ROSA, E. M. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 4, p. 695-708, out./dez., 2012.