A relação entre dinheiro e materialismo no contexto de professores da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9690

Resumen

Resumo: Essa é uma investigação com o objetivo de averiguar a associação entre atitudes em relação ao dinheiro e o comportamento materialista em professores da educação básica. Foi constituída amostra com 153 participantes de ambos os sexos com idade média de 42,9 anos, residentes em quatro regiões do Estado de Goiás. As atitudes em relação ao dinheiro foram levantadas a partir da utilização de uma escala de atitudes em relação ao dinheiro composta por 17 itens e quatro dimensões (felicidade, poder, respeito e influência negativa). Para averiguar o materialismo, foi utilizada a escala de materialismo composta por 10 itens que refletem diferentes valores materialistas. A análise incluiu as análises descritivas de medidas independentes e a correlação de Pearson para explorar os dados e possíveis associações entre variáveis. Os resultados mostraram correlações e diferenças significativas por etnia e domicílio dos professores. Verificou-se valorização do dinheiro como símbolo de felicidade, poder e respeito e uma elevada associação entre essa valorização e o materialismo, bem como um perfil específico no caso dos professores da cidade de Cavalcante-GO face às dimensões de poder e respeito.

Palavras-chave: educação, racismo, felicidade, materialismo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2022), Pós-Doutorado em Educação (UEL, 2014), Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003) Mestrado em Educação (UNICAMP,1999), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2003, ISCA/Limeira), Graduação em Pedagogia (UNICAMP,1995). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/Campus de Marília) e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, atuando no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e destaque para os seguintes temas: conhecimento social, dificuldades de aprendizagem, construtivismo e educação, epistemologia e psicologia genéticas, jogos de regras, educação infantil, interação social e sociometria. Líder do GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista/CNPq. Membro da ISP - International Society of Psychopedagogy.

Elton Anderson Santos de Castro, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência nas áreas de Química, com ênfase em Química Computacional, e Educação, com ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.

Maria Belintane Fermiano, Faculdades Network

Doutora em Educação na área de Desenvolvimento Humano e Educação/UNICAMP; mestre em Psicologia da Educação/UNICAMP; bacharel em Ciências Econômicas /PUC-Campinas; Pedagoga;  Professora nas Faculdades NetWork/Nova Odessa. Pesquisadora e membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/UNICAMP.  Membro da REBRINC, Rede Brasileira Infância e Consumo 2013-2017. 

Publicado

2025-08-29