O ensino-aprendizagem e o ser professor: concepções docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.947Resumen
A educação vem passando por uma crise e apresenta situações conflitantes de difíceis soluções que atingem diretamente alunos e professores. Os educadores não sabem muito bem como lidar com tal contexto, pois nos parece que continuam realizando um ensino baseado pura e simplesmente em transmissão de conhecimento. Assim, por meio de pesquisa, buscamos analisar as concepções de ensino-aprendizagem e do ser professor dos docentes e se eles tomam consciência de sua concepção. Nosso referencial teórico traz autores que tratam a profissão docente e os conceitos da teoria piagetiana. As entrevistas foram realizadas com professores de uma escola particular do interior paulista. Utilizamos como recurso metodológico a aplicação de entrevistas semiestruturadas e com uma aplicação baseada no método clínico utilizado por Jean Piaget. A análise foi pautada no conceito piagetiano da tomada de consciência. Os participantes foram doze professores da Educação Básica. Os resultados empíricos mostraram que uma boa parte dos professores não tomam consciência de como suas concepções de ensino-aprendizagem são baseadas no instrucionismo e na transmissão oral.
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