O ensino-aprendizagem e o ser professor: concepções docentes

Autores/as

  • Eliane Paganini da Silva Unespar, Campus de União da Vitória - Paraná
  • Adrián Oscar Dongo-Montoya Unesp - Campus de Marí­lia- São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.947

Resumen

A educação vem passando por uma crise e apresenta situações conflitantes de difí­ceis soluções que atingem diretamente alunos e professores. Os educadores não sabem muito bem como lidar com tal contexto, pois nos parece que continuam realizando um ensino baseado pura e simplesmente em transmissão de conhecimento. Assim, por meio de pesquisa, buscamos analisar as concepções de ensino-aprendizagem e do ser professor dos docentes e se eles tomam consciência de sua concepção. Nosso referencial teórico traz autores que tratam a profissão docente e os conceitos da teoria piagetiana. As entrevistas foram realizadas com professores de uma escola particular do interior paulista. Utilizamos como recurso metodológico a aplicação de entrevistas semiestruturadas e com uma aplicação baseada no método clí­nico utilizado por Jean Piaget. A análise foi pautada no conceito piagetiano da tomada de consciência. Os participantes foram doze professores da Educação Básica. Os resultados empí­ricos mostraram que uma boa parte dos professores não tomam consciência de como suas concepções de ensino-aprendizagem são baseadas no instrucionismo e na transmissão oral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Paganini da Silva, Unespar, Campus de União da Vitória - Paraná

Graduado em Pedagogia (Unesp-Araraquara), Mestre em Educação Escolar (Unesp-Araraquara), Doutora em Educação (Unesp-Marí­lia). Atua como Professora Adjunto no colegiado de Pedagogia (Unespar – União da Vitória).

Adrián Oscar Dongo-Montoya, Unesp - Campus de Marí­lia- São Paulo

Graduado em Psicologia (Universidad Nacional Mayor de San Marcos), Mestre em Psicologia Social (USP), Doutoro em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Livre-docente pela Unesp-Marí­lia. Atua como Professor Titular da Unesp-Marí­lia.

Citas

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1993.

BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. 1ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2003.

BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação í operação. 1ª ed., Petrópolis: Vozes, 2010.

CHAKUR, C. R. de S. L. (2001). Desenvolvimento profissional docente: contribuições de uma leitura piagetiana. 1ª ed., Araraquara: JM Editora, 2001.

CHAKUR, C. R. de S. L. et. al. O método clí­nico em estudos psicogenéticos. In: CHAKUR, C. R. de S. L. et. al. O construtivismo na pesquisa: Alternativas metodológicas. (p.09-22). Curitiba, PR: Editora CRV, 2009.

DELVAL, J. Introdução í prática do método clí­nico: descobrindo o pensamento da criança. 1ª ed., Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

DELVAL, J. A escola possí­vel: democracia, participação e autonomia. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

DONGO-MONTOYA, A. O. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2009.

PIAGET, J. (1973). Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

PIAGET, J. O juí­zo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

PAGANINI-DA-SILVA, E. A profissionalização docente: identidade e crise. Araraquara, SP. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2006.

PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas, SP: Papirus, 2002.

SINGER, H. República de crianças: sobre experiências de resistência. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

VIANNA, C. Os nós do "nós": crise e perspectiva da ação coletiva docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.

ZABALZA, M.; ZABALZA, M. A. Professores y profesión docente: Entre El "ser" y El "estar". Madrid, Espanha: Narcea, S.A. de ediciones, 2012.

Publicado

2016-11-17