Avaliações externas: o Ideb na visão dos gestores das escolas públicas

Autores/as

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.929

Resumen

As avaliações externas, realizadas por órgãos governamentais ou privados, se tornaram uma importante prática de aferição da qualidade do ensino na educação básica. O presente artigo tem como objetivo discutir de que modo o Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) é percebido pelos gestores de escolas públicas na cidade de Londrina/PR. Como metodologia, partimos da coleta de dados com base em questionários enviados aos gestores de escolas públicas por meio da solução online Google Docs. Para efeito de análise, tomamos por base, além de referencial teórico, os dados oficiais do Ideb, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (Inep), de modo a diagnosticar se os dados oficias teriam algum efeito no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas. Como conclusão, percebemos que, em rigor, a chamada média Ideb pouco interfere no planejamento das atividades docentes.

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Biografía del autor/a

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar

Professor do programa de Mestrado emMetodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Publicado

2016-11-17