Conceitos, procedimentos e atitudes na formação inicial: propostas para o ensino da cidadania

Autores/as

  • Bruno Pasquarelli Universidade do Sagrado Coração
  • Thais Benetti de Oliveira Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1135

Resumen

O estudo parte do pressuposto de que conceitos, procedimentos e atitudes sejam incluí­dos e concebidos como modalidades curriculares, sendo inseridos de maneira equitativa no planejamento e na ação docente. Isso porque cada modalidade curricular possui importância para a aquisição de uma aprendizagem integrada e articulada com temas especí­ficos. Nesse í­nterim, o objetivo central deste estudo é abordar a análise do conceito de cidadania a partir da aprendizagem das três modalidades curriculares, enfatizando sua importância nos processos de ensino no que tange ao planejamento, sistematização e proposição de abordagens pedagógicas. Para tanto, propõe-se que o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes seja trabalhado de maneira equitativa na formação inicial, considerando aspectos de cidadania e de responsabilidade social, conjugando ações pedagógicas voltadas a um ensino integrado e que contemple outros objetivos além da memorização de dados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Pasquarelli, Universidade do Sagrado Coração

Professor da Universidade do Sagrado Coração (USC). Doutor em Ciência Polí­tica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015. Membro do Centro de Estudos de Partidos Polí­ticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford. Desenvolve pesquisa sobre instituições polí­ticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e polí­tica externa no Brasil e no Chile.

Thais Benetti de Oliveira, Universidade do Sagrado Coração

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- Campus de Bauru. Mestra em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp- Bauru. Doutora em Educação para Ciência pelo programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência. Atualmente, envolve-se em pesquisas concernentes í  Epistemologia da Biologia e í s implicações desses estudos na Didática da Biologia. Participa do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB) desde 2009. Foi coordenadora das atividades do GPEB durante o ano de 2013. Tem experiência de 3 anos como professora da Universidade Estadual Paulista- Campus de Bauru- atuando nas disciplinas de Didática, Estágios Supervisionados, Práticas de Ensino e Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. Possui experiência em produção de material Didático para curso de Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental II (curso desenvolvido pela Saraiva Educação).Foi tutora e coordenadora da disciplina de Ciências do curso Além da Prática 2 desenvolvido pela Somos Educação na modalidade EAD. Pós-Doutoranda em Educação para Ciência junto í  Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Atualmente, é professora da Universidade do Sagrado Coração (USC- Bauru) e ministra disciplinas junto ao Centro de Ciências Humanas.

Citas

CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Responsabilidade social universitária: Contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 24(36), 8-22, 2006.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o Longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COLL, C.; VALLS, E. A Aprendizagem e o Ensino dos Procedimentos. In: COLL, C. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

COLL, César. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Editora Penso. Porto Alegre, 2013.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientí­fico. 5ed. São Paulo: Editora Artmed., 2009.

POZO, Juan Ignacio. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. Inn: COLL, César. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

SARABIA, B. A Aprendizagem e Ensino das Atitudes. In: COLL, C. Os Conteúdos na reforma – ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

SíVERES, Luiz. O princí­pio da aprendizagem na extensão universitária. In SíVERES, Luiz. A extensão universitária como um princí­pio de aprendizagem. Brasí­lia: Liber Livro, p.19-36, 2013.

VALLAEYS, François. O que significa responsabilidade social universitária?. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior, 24(36), 35-56, 2006.

VERCELLI, Lí­gia de Carvalho. Responsabilidade Social e Universidade: uma ação necessária. Eccos Revista Cientí­fica, vol.12, n.1, p.119-140, 2010.

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2 ed. Artmed, Porto Alegre., 1999.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Artmed, Porto Alegre, 2010.

Publicado

2017-08-02