A Saúde Mental e Pandemia: percepções dos docentes IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8927Resumen
Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou analisar os efeitos das mudanças no mundo do trabalho vivenciados nos últimos dois anos pelos docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Mudanças essas, fruto da Pandemia da Covid-19, que provocou o isolamento social e a ressignificação dos ambientes de trabalho, migrando a sala de aula para a tela de um computador. O objetivo desta pesquisa foi compreender como o ensino remoto emergencial (ERE) afetou a saúde mental dos docentes dessa instituição. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado composto por 17 questões respondidas via Google Forms. A amostra que compôs este estudo foram 15 docentes da educação básica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. A escolha desse público se deu devido às mudanças vivenciadas por aqueles profissionais nos últimos anos juntamente com os problemas relacionados à saúde mental e ao adoecimento dos mesmos. Os dados obtidos na aplicação do questionário foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram como foi desafiador o período do ERE e seus impactos na saúde mental dos professores.