A Saúde Mental e Pandemia: percepções dos docentes IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

Authors

  • Pedro Henrique de Castro Apolinário Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Adriano Reder de Carvalho Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8927

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que buscou analisar os efeitos das mudanças no mundo do trabalho vivenciados nos últimos dois anos pelos docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Mudanças essas, fruto da Pandemia da Covid-19, que provocou o isolamento social e a ressignificação dos ambientes de trabalho, migrando a sala de aula para a tela de um computador. O objetivo desta pesquisa foi compreender como o ensino remoto emergencial (ERE) afetou a saúde mental dos docentes dessa instituição. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado composto por 17 questões respondidas via Google Forms. A amostra que compôs este estudo foram 15 docentes da educação básica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. A escolha desse público se deu devido às mudanças vivenciadas por aqueles profissionais nos últimos anos juntamente com os problemas relacionados à saúde mental e ao adoecimento dos mesmos. Os dados obtidos na aplicação do questionário foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram como foi desafiador o período do ERE e seus impactos na saúde mental dos professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriano Reder de Carvalho, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Juiz de Fora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e doutorado em Parasitologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Taxonomia e Ecologia de populações e comunidades parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitos peixes e de aves silvestres, além da variação temporal das populações e comunidades de parasitos de peixes de água doce. Tem atuado também na área de Políticas Públicas em Educação, principalmente relacionadas a Assistência Estudantil e Vulnerabilidade dos discentes 

Published

2024-08-20