Insetos como instrumento de aprendizagem no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8811Resumen
Resumo: A grande quantidade existente dentro do leque entomológico, permite que os insetos sejam ferramentas de grande importância para o ensino de ciências como um todo, possibilitando interdisciplinaridade. Neste sentido, foi despertada a necessidade de buscar se os insetos são e como vêm sendo utilizados pelos docentes em sala de aula e no ensino de ciências do ensino base. Desta forma foi objetivado a utilização dos insetos como ferramenta de ensino aprendizagem. Foi optado por uma pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica, artigos, periódico da CAPES, SCielo e repositórios acadêmicos de instituições públicas e, nacionais, de preferência a língua portuguesa, sobre utilização dos insetos no ensino de ciências, partindo de pontos de vista onde é exposto à visão de autores sobre a importância de trabalhar o saber entomológico no ensino, e o significado de ensinar de forma objetiva e científica, rompendo as limitações do ambiente de sala de aula e difundindo conceitual sobre o temática. Partiu-se da ideia de que os professores devem trabalhar os conteúdos, dentro de suas disciplinas e independente de qualquer que seja o conteúdo, buscar de forma interdisciplinar agregar conhecimentos sobre ciências. Concluímos que que a utilização entomológica como ferramenta de ensino, tem sido alvo de docentes no ensino de ciências, e que esta tática permite uma ampla abrangência no tocante ao aprendizado. Os artigos trabalhados apontam resultados de aceitação pelos discentes e ainda possibilita uma adequação cognitiva, dando aos mesmos uma nova perspectiva científica e que não se prende somente ao livro didático.
Palavras- chave: Insetos, Ensino, Ciências.