Juventudes: cada um é um em cada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8745

Resumen

O presente estudo direciona sua atenção para a compreensão dos desafios enfrentados pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no contexto da interação entre juventudes, escola e trabalho no atual estado sociometabólico do modo de produção capitalista. Adotando uma abordagem qualitativa e descritiva, a pesquisa se concretiza por meio da análise bibliográfica. As categorias de estudo definidas incluem as juventudes, a escola e o trabalho, convergindo para a discussão sobre a disparidade na distribuição de recursos estatais. Como consequência dessa análise, destaca-se que a pesquisa revela uma clara assimetria na atenção do Estado, evidenciando um cenário em que determinados setores recebem maior suporte em comparação a outros. Os desafios na interseção entre Educação Profissional e Tecnológica, juventudes, escola e trabalho são notáveis, refletindo a necessidade urgente de repensar e reequilibrar as políticas educacionais e sociais. Este estudo busca contribuir para a compreensão dessas dinâmicas complexas, visando a promoção de uma EPT mais inclusiva e igualitária, proporcionando atender às diversas demandas da sociedade atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogers Barbi

Mestre em EPT - ProfEPT IFSC

Jussiane Ribeiro da Luz, IFSC

Mestre em EPT - ProfEPT IFSC

Eliane Juraski Camillo, IFSC

Docente do IFSC

Marizete Bortolanza Spessatto, IFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia (2010). Mestre em Linguística pela UFSC (2001). É professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Estágio de Pós-Doutoramento junto à Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, na linha de pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação (PNPD/CAPES).

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

Publicado

2024-08-20