Impactos do Pibid para a formação de licenciandos em ciências biológicas da Uesb: um relato de experiência

Autores/as

  • Bianca Oliveira dos Santos Viana Licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA. Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga/BA.
  • Obertal da Silva Almeida Mestre na área de concentração em Fitotecnia, Professor assistente da UESB lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino de Ciências e Coordenador do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga
  • Matheus Saloes Freitas Mestre em Genética e Biodiversidade, Professor do Colégio Estadual Alfredo Dutra de Itapetinga-BA e Supervisor do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga/BA.
  • Nádia Amorim Pereira Mestre em Genética e Biodiversidade, Professora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga-BA e Supervisora do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga/BA.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.864

Palabras clave:

Formação inicial, PIBID, Ensino de Biologia

Resumen

Durante os anos de 2014 e 2015, tenho vivenciado experiências no subprojeto PIBID de biologia junto a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA. Este subprojeto visa complementar a formação do licenciando em Ciências Biológicas, aperfeiçoando a prática pedagógica a partir da inserção do licenciando em seu futuro campo de atuação. No perí­odo supracitado foram feitas várias intervenções no ambiente escolar e objetivo principal desde trabalho é relatar as atividades desenvolvidas nas reuniões do subprojeto realizadas na UESB (rodas de estudo, planejamento, socialização dos resultados das atividades do subprojeto, avaliação e replanejamento, além da escrita de trabalhos cientí­ficos) e no Colégio Modelo Luí­s Eduardo Magalhães (observações e intervenções realizadas nas salas de aulas), salientando os impactos dessas experiências na minha formação docente. O presente estudo tem uma abordagem qualitativo-exploratória, visto que o olhar lançado ao fenômeno em sua fonte natural teve a intenção de descrevê-lo e compreendê-lo. A análise de dados foi efetuada tendo por base o referencial teórico que fundamentou e possibilitou a construção dessa pesquisa. Tivemos por prioridade relatar os impactos da experiência do PIBID para a formação docente, considerando principalmente a formação inicial. A vivência escolar, o planejamento e desenvolvimento de aulas no Ensino de Biologia, a leitura e discussão de artigos, o incentivo a escrita e publicação de trabalhos cientí­ficos juntamente com o compartilhamento de experiências tiveram uma função essencial para a formação docente. Os resultados obtidos evidenciaram que a experimentação do PIBID é enriquecedora tanto para os alunos que se tornam protagonistas em sua formação quanto para os bolsistas do subprojeto que atrelam os saberes teóricos obtidos nos cursos de licenciaturas a realidade do ambiente escolar. Nesse sentido, o PIBID tem sido importante para aproximar a universidade da escola, e os impactos dessa experiência são fundamentais para a formação inicial, preparando os graduandos para o seu futuro exercí­cio docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Obertal da Silva Almeida, Mestre na área de concentração em Fitotecnia, Professor assistente da UESB lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino de Ciências e Coordenador do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga

Departamento de Ciências Exatas a Naturais - DCEN

Área de Ensino em Ciências

Citas

ALVES, R. P.; ARAUJO, D. A. Planejamento: organização, reflexão e ação da prática docente. An. Sciencult, v.1, n.1, Paranaí­ba, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes). Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência. 2009. Disponí­vel em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid> Acesso em: 24/03/15.

CACHAPUZ, A. et al. (org.). A necessária renovação do ensino das ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ANJOS, L. C. S.; COSTA, I. G. A contribuição do PIBID í formação docente. In: II Seminário de Socialização do PIBID-UNIFAL. MG, 2012.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. 2º edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAIDT, R. C. C. Curso de didática geral. 6 ed. São Paulo: ítica, 1999.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9º edição. São Paulo: Cortez, 2011.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LIMA, P. G. Saberes pedagógicos da educação contemporânea. Engenheiro Coelho/SP: Centro Universitário Adventista de São Paulo, 2007.

MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001, 68p.

PENICK, John E. Ensinando alfabetização cientí­fica. Educar, Curitiba, n. 14, p. 91-113, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crí­tica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2010.

STANZANI, E. L. O papel do PIBID na formação inicial de Professores de Quí­mica na Universidade Esta¬dual de Londrina. Dissertação apresentada ao Programa de Pós- -graduação em Ensino de Ciências e Educa¬ção Matemática da Universidade Estadual de Londrina, 2012.

TEZANI, T. C. R. As interfaces da pesquisa etnográfica na educação. Linhas, v. 5, n.1, 2004. Disponí­vel em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/154/showToc >. Acesso em: 20/08/15.

VASCONCELOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto politico pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Libertad Editora, 2002.

ZEULLI, E.; BORGES, M. C.; ALVES, V. A.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. O PIBID e a formação inicial dos professores da UFTM: diferentes experiências entre seus atores. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP - Campinas – 2012.

Publicado

2016-06-09