O Professor de Ciências no Contexto da Escolarização Hospitalar

Autores/as

  • Jefferson Vinicius da Silva Augusto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná- IFPR Campus Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.8624

Resumen

Resumo: O presente artigo disserta sobre como ocorre o trabalho docente do professor de Ciências em classes hospitalares do Estado do Paraná. Tem como foco a organização da educação escolar hospitalar em unidades atendidas pelos professores do SAREH (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) e o desenvolvimento da escolarização hospitalar em território paranaense desde sua implantação no ano de 2007. Para nortear esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa e para levantamento de dados, o estudo de caso. O estudo teve como participantes informantes três professores de classes hospitalares, os quais foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os docentes entrevistados relataram algumas particularidades do trabalho docente realizado na disciplina de Ciências. Entre essas particularidades destacam-se algumas dificuldades e estratégias de ensino adotadas, os modos de organização e atendimento aos alunos pacientes no decorrer do período de internação, e o acompanhamento desses estudantes na classe hospitalar.  

Palavras-chave: Escolarização Hospitalar, Ensino de Ciências, Trabalho Docente, Sareh

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-08-29