Ensinando a ser menina e menino: brinquedos e relações de gênero
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.849Resumen
O objetivo desse texto é problematizar a relação entre os brinquedos e as questões de gênero, refletindo sobre as implicações dos objetos lúdicos destinados a meninos e meninas na constituição de suas identidades. Parte-se da compreensão de que os artefatos culturais ligados ao entretenimento infantil atuam de forma extensiva e incisiva nas subjetividades infantis. Trata-se de um estudo bibliográfico, principalmente a partir dos escritos de Brougère (1995; 2004), Dornelles (2003/2004), Finco (2003; 2010) e Louro (1997), cujos textos nos levam a reconhecer os brinquedos como objetos sociais e associados à lógica do mercado. Considerando a materialidade dos brinquedos e sua divulgação por meio da mídia percebe-se que há determinações bastante precisas para meninas e meninos, atuando de forma perspicaz sobre as brincadeiras e a constituição do eu infantil.
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