Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8369Resumen
O presente artigo apresenta resultados parciais do projeto de extensão, que se denomina “Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos”, que tem como objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade e, por meio do Sanda, incluir valores filosóficos que auxiliem na formação integral e plural de todos os indivíduos. Para tanto, faz-se premente considerar que o trabalho se divide em dois momentos: primeiro, busca-se uma fundamentação teórica do que se caracteriza como Sanda e, no segundo momento, adota-se uma metodologia qualitativa, por meio de um relato de campo, colhido pelos pesquisadores, referente aos comportamentos apresentados durante o desenvolvimento do projeto, bem como relatos de professores escolares, psicólogos da vara da infância e juventude, assim como dos pais ou responsáveis pelos participantes. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o aumento da sociabilidade com amigos e familiares, maior assiduidade e desempenho escolar, efetividade no cumprimento de medidas socioeducativas, participação em tarefas domésticas, assim como o desempenho em eventos esportivos em níveis nacionais.