Sala de Aula Invertida na Pós-Graduação Stricto Sensu: identificando elementos através da prática de ensino do professor
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8351Resumen
A Sala de Aula Invertida (SAI) vem ganhando destaque no contexto da educação brasileira, por promover a inserção das tecnologias digitais no ensino, com aulas dinâmicas e interativas. Em razão disso, esta pesquisa visa investigar “quais os indicadores de presença da SAI na pratica de ensino do professor da disciplina de Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática?”. Para responder tal pergunta, objetivou-se identificar os indiciadores de presença da SAI na prática de ensino do professor da disciplina de Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Como fonte de dados, utilizou-se a observação participante na disciplina, além de questionários aplicados para o professor e os estudantes da turma. Os dados foram interpretados à luz de categorias emergentes, constituídas através do confronto entre a experiência investigada e a literatura da área. Os resultados revelaram que a prática do professor converge para a utilização da SAI, uma vez que os elementos essenciais, como: a criação e disponibilização de videoaulas; a possibilidade do contato prévio com os materiais bibliográficos; a discussão em sala de aula e a avaliação do processo, estiveram presentes ao longo dos encontros e são primordiais na aplicação da SAI