Tecnologias de governo da população infantil: etnografias da infância

Autores/as

  • CLÁUDIA INÊS HORN Univates

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.833

Resumen

Este artigo procura discutir sobre as tecnologias de governo da população infantil, tomando a infância como uma invenção moderna. Ao compreender os deslocamentos nas formas de governar a população e a si mesmo, busca-se entender como as tecnologias operam no governa da infância, tendo como referência a perspectiva foucaultiana. O texto também apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa etnográfica com crianças, como possibilidade para compreender os modos de viver na escola infantil e os sentidos que as crianças de um grupo de 3 a 5 anos atribuem para a instituição escolar. No final, o texto aborda análises realizadas a partir da pesquisa etnográfica com crianças, mostrando regulação, controle, enfrentamentos e negociações nos espaços e tempos do contexto escolar.

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Biografía del autor/a

CLÁUDIA INÊS HORN, Univates

Docente no curso de graduação em Pedagogia e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão e Supervisão Escolar no Centro Universitário UNIVATES/Rio Grande do Sul/Brasil. Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/Brasil. Mestre em Educação UFRGS.

filiação institucional: Centro Universitário UNIVATES.

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Publicado

2016-11-17