A formação de professores do campo: um estudo com estados da arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8226Resumen
Este estudo investiga a formação de professores do campo a partir de estados da arte sobre a produção acumulada em Educação do Campo, publicados no período de 2004 a 2020. Trata-de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fazer um mapeamento da produção científica de teses e dissertações, a fim de identificar o vem sendo discutido no âmbito acadêmico depois de importantes marcos políticos e legais da Educação do Campo no Brasil. Os resultados indicam um aumento expressivo de pesquisas defendidas na grande área de Ciências Humanas e da Educação nos programas de pós- graduação stricto sensu registrados na área de avaliação da Educação da Capes, com destaque para as temáticas escolas públicas (estaduais e municipais), formação de professores e políticas públicas. Os dados revelam que as discussões das pesquisas de teses e dissertações estão atentas à realidade das escolas públicas, ressaltando a vulnerabilidade na aplicação das políticas públicas em Educação do Campo. A formação de professores do campo ganha destaque com investigações sobre identidade docente, Pedagogia Socialista, Pedagogia da Terra, pesquisa nos processos formativos, formação continuada, Escola Ativa, Pró-letramento, formação para Educação de Jovens e Adultos e a Licenciatura em Educação do Campo.