Formação continuada em educação física inclusiva: perspectivas interseccionais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8210Resumen
O presente estudo tem como objetivo partilhar inquietações e construir um diálogo a respeito das formações continuadas em Educação Física inclusiva, a partir de aspectos interseccionais. Para isso, foi realizada uma busca de estudos publicados entre o período de 2016 e 2022, no Portal de Periódicos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, utilizando os seguintes descritores: Formação continuada/Formação docente, Educação Física inclusiva e Interseccionalidade. Os estudos encontrados não apresentaram correlação entre os três descritores, diante disso, foram apresentados os marcadores sociais das diferenças e os aspectos interseccionais que podem ser considerados para as formações continuadas em Educação Física inclusiva. Apontamos que trazer a perspectiva interseccional para as formações continuadas em Educação Física inclusiva, indo além da visão estritamente biológica da deficiência e abarcando temáticas como raça, etnia, religião, classe social, gênero, entre outros marcadores sociais das diferenças que se interligam no âmbito da educação inclusiva, pode ampliar o horizonte de possibilidades dos docentes. Compreendemos que é somente enxergando e valorizando as diferenças que se pode elaborar novas ações nos ambientes escolares que, de fato, sejam baseadas nas individualidades dos ambientes escolares e assim seja possível aprofundar os diálogos a respeito das diferenças e alteridades nesses espaços.