Formação continuada em educação física inclusiva: perspectivas interseccionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8210

Resumen

O presente estudo tem como objetivo partilhar inquietações e construir um diálogo a respeito das formações continuadas em Educação Física inclusiva, a partir de aspectos interseccionais. Para isso, foi realizada uma busca de estudos publicados entre o período de 2016 e 2022, no Portal de Periódicos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, utilizando os seguintes descritores: Formação continuada/Formação docente, Educação Física inclusiva e Interseccionalidade. Os estudos encontrados não apresentaram correlação entre os três descritores, diante disso, foram apresentados os marcadores sociais das diferenças e os aspectos interseccionais que podem ser considerados para as formações continuadas em Educação Física inclusiva. Apontamos que trazer a perspectiva interseccional para as formações continuadas em Educação Física inclusiva, indo além da visão estritamente biológica da deficiência e abarcando temáticas como raça, etnia, religião, classe social, gênero, entre outros marcadores sociais das diferenças que se interligam no âmbito da educação inclusiva, pode ampliar o horizonte de possibilidades dos docentes. Compreendemos que é somente enxergando e valorizando as diferenças que se pode elaborar novas ações nos ambientes escolares que, de fato, sejam baseadas nas individualidades dos ambientes escolares e assim seja possível aprofundar os diálogos a respeito das diferenças e alteridades nesses espaços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nayane Vieira de Lima Miyashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Educação Física pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais na linha de pesquisa Diferenças & Alteridades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana (PPGCult/CPAQ/UFMS).  Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Inclusiva (UFMS).

Luis Henrique Domingues Verão das Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado e Bacharelando em Educação Física pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais na linha de pesquisa Diferenças & Alteridades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana (PPGCult/CPAQ/UFMS). Membro integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Inclusiva.

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada ao curso de Educação Física e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais - linha de pesquisa Diferenças e Alteridades. 

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais/CPAQ/UFMS e Educação FAED/UFMS.  Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher (NENP/UFMS) e pesquisador no Impróprias: Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS).

Publicado

2024-08-20