CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL

Autores/as

  • MARCIO UREL RODRIGUES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT - CAMPUS DE BARRA DO BUGRES/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • LUCIANO DUARTE SILVA Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, http://orcid.org/0000-0003-4510-9053
  • ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.
  • NILTON CEZAR FERREIRA Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás/Campi Goiânia –GO

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.801

Palabras clave:

Pibid. Formação de Professores de Matemática. Licenciaturas em Matemática

Resumen

Este artigo objetiva compreender as possibilidades e contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para os Cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, configura-se a questão norteadora: Quais são as contribuições do Pibid para as Licenciaturas em Matemática no Brasil? Os dados foram constituí­dos a partir de Questionários respondidos por 394 participantes (coordenadores de área, supervisores e licenciandos) do Pibid/Matemática de 83 Instituições de Ensino Superior no Brasil, e Entrevistas com coordenadores institucionais ou de gestão do Pibid nas IES, bem como com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977). Esses procedimentos nos conduziram à identificação de doze possibilidades e contribuições proporcionadas pelo Pibid como polí­tica pública de formação de professores para os cursos de Licenciatura em Matemática do Brasil.

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Biografía del autor/a

MARCIO UREL RODRIGUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT - CAMPUS DE BARRA DO BUGRES/MT

Professor lotado no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituo de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho" (Unesp) – Rio Claro/SP.

LUCIANO DUARTE SILVA, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO,

Professor lotado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE/Unesp – Rio Claro/SP e bolsista PIQS/IFG. E-mail: lucianoduartee@gmail.com

ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN, Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Educação Matemática, professora adjunta na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática lotada no Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP. E-mail: misk@rc.unesp.br

NILTON CEZAR FERREIRA, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás/Campi Goiânia –GO

Professor lotado no Departamento II do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás/Campi Goiânia –GO e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE – Unesp – Rio Claro/SP, e-mail: niltoncezar@gmail.com Bolsista PIQS/IFG.

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Publicado

2016-06-09